Lays Peixoto Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA

Os usuários dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) devem ficar atentos. Nesta sexta-feira (04), o órgão informou que é falsa a notícia que circula no WhatsApp e em outras redes sociais referente ao desconto na taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

 

A redução no valor do seguro, válido para todo o ano de 2019, não tem relação com a data de pagamento da taxa, diferentemente do que diz a mensagem que está sendo compartilhada, que o seguro terá desconto para o pagamento antecipado.

 

Segundo a Seguradora Líder, empresa responsável pelo seguro, o valor do DPVAT é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e varia apenas de acordo com a categoria do veículo. Para 2019, por exemplo, o valor para automóveis é R$ 16,21 e para motocicletas R$ 84,58.

O Seguro DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA de acordo com o calendário definido pela Secretaria de Estado Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). Já nos casos de veículos isentos desse imposto, o pagamento deve ser realizado juntamente com o emplacamento ou no momento do licenciamento anual.

 

O Detran/AL alerta ainda, que os usuários que desejam consultar a tabela de valores do seguro poderão acessar o site oficial da seguradora através do endereço: https://bit.ly/2AxTd9R.

 

 

*Ascom Detran/AL