Lays Peixoto 2ba5da72 c9f0 4609 b714 2118802f261a DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA

Os usuários dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) devem ficar atentos. Nesta sexta-feira (04), o órgão informou que é falsa a notícia que circula no WhatsApp e em outras redes sociais referente ao desconto na taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

 

A redução no valor do seguro, válido para todo o ano de 2019, não tem relação com a data de pagamento da taxa, diferentemente do que diz a mensagem que está sendo compartilhada, que o seguro terá desconto para o pagamento antecipado.

 

Segundo a Seguradora Líder, empresa responsável pelo seguro, o valor do DPVAT é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e varia apenas de acordo com a categoria do veículo. Para 2019, por exemplo, o valor para automóveis é R$ 16,21 e para motocicletas R$ 84,58.

O Seguro DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA de acordo com o calendário definido pela Secretaria de Estado Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). Já nos casos de veículos isentos desse imposto, o pagamento deve ser realizado juntamente com o emplacamento ou no momento do licenciamento anual.

 

O Detran/AL alerta ainda, que os usuários que desejam consultar a tabela de valores do seguro poderão acessar o site oficial da seguradora através do endereço: https://bit.ly/2AxTd9R.

 

 

*Ascom Detran/AL