Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Projeto “Vigilância Sanitária de Olho no Verão"

Ao entrar em estabelecimentos como academias, salões de beleza e estética, bares e restaurantes você já observou se existe Alvará Sanitário exposto em local acessível? Já notou as condições de limpeza e higiene do ambiente e se os produtos consumidos e os serviços registrados possuem autorização de funcionamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pelo Ministério da Saúde e estão no prazo de validade?

Pois bem, para orientar os consumidores mais especificamente, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia neste domingo, dia 02, o projeto “Vigilância Sanitária de Olho no Verão”. A ação é voltada para orientar os cidadãos com relação à prevenção dos riscos à saúde nos estabelecimentos mais frequentados durante o verão.

De acordo com informações da assessoria de Comunicação da SMS, os fiscais sanitários de cada Gerência de Inspetoria da Visa de Maceió atuarão, até o dia 15 de dezembro deste ano, nesses estabelecimentos espalhados em vários bairros da capital, realizando as orientações sanitárias com base nas regulamentações da Anvisa, do Ministério da Saúde e do Código Sanitário Municipal.

Papel educativo

A assessoria reforça que esses locais ganharam maior ênfase na primeira edição do projeto, por serem mais frequentados nesse período do ano. Nas visitas, serão realizadas inspeções sanitárias, de caráter prioritariamente educativo, com entrega de informativos com orientações essenciais para o melhor funcionamento dos serviços, além da ampliação do diálogo e estreitamento das relações entre os profissionais e a população.

O papel educativo é prioritário na atuação da Vigilância Sanitária e quando observadas irregularidades, as penalidades são aplicadas somente nos casos em que as determinações e orientações fornecidas não são cumpridas por parte dos estabelecimentos. Essas penalidades variam desde advertências, multas e apreensão dos produtos comercializados até a interdição parcial ou total do estabelecimento.

As atividades do projeto serão encerradas no dia 14 de dezembro. “No entanto, é importante ressaltar que as fiscalizações sanitárias acontecem regularmente o ano todo”, reforçou a assessoria.

Central de Denúncias

Na rua fechada, localizada na orla da Ponta Verde, neste domingo, cerca de 35 profissionais darão orientações sobre a Visa, entregando folders. Também serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, além da realização de atividades físicas e massagem.

Na oportunidade será disponibilizada ainda uma Central de Denúncias para que a população possa se pronunciar. Além disso, de segunda a sexta-feira, os atendimentos por telefone são realizados na Vigilância Sanitária de Maceió por meio do número 3315-5241.

O projeto

O projeto “Vigilância Sanitária de Olho no Verão” foi idealizado e desenvolvido por volta do mês de agosto deste ano, pelos fiscais sanitários da Visa, em parceria com profissionais residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas  (Uncisal). 

A ação surgiu após discussões sobre a importância da prevenção dos riscos à saúde no período do verão, além da necessidade de ampliar ações educativas,  levando esclarecimentos à população sobre o papel da Vigilância Sanitária da capital, principalmente no período do ano onde a rotina das pessoas é alterada e crescem os problemas relacionados à subida dos termômetros nos locais mais frequentados da estação.