B96030a0 33a4 47a3 a769 6886355a13b2

Em alusão ao ‘Novembro Azul’, mês da Campanha Nacional em prevenção ao câncer de próstata, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realizou na manhã da última segunda-feira (19), na Praça Luiz Pereira Lima, centro de Arapiraca, uma ação voltada à saúde do homem.

O ato foi realizado por uma equipe de profissionais composta por uma assistente social, enfermeiras, educador físico e psicólogo. Teve como objetivo alertar o público masculino sobre a importância da realização do exame da próstata e quais os perigos do descaso em relação à doença.

Além da palestra educativa sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata, o evento disponibilizou teste de glicemia, aferição de pressão arterial e informações sobre uma boa alimentação e atividades físicas.

De acordo com o gerente do Complexo Michael Pereira, a ação é necessária para conscientizar e esclarecer dúvidas da população sobre a prevenção do câncer de próstata. Doença que se for descoberta no inicio o tratamento tem até 100% de cura.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).