66455dc9 5fa6 44ac a30d b9fd1e4a1229

A Prefeitura de Arapiraca promoveu, nesta quinta-feira (8), o “Dia do Campo” e apresenta Tecnologia mulching para produção sustentável de hortaliças a agricultores que trabalham com essa cultura na região do cinturão verde de Arapiraca, atendidos pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), e representantes de entidades parceiras.

A proposta do município é expor modelos de experiências exitosas na área agrícola, que reflitam em benefícios e eficiência produtiva pelo uso racional de materiais/insumos e recursos naturais, de modo que possibilitem a produção com menor custo e qualidade dos alimentos, com retorno econômico satisfatório. Além disso, prestar assistência técnica para os pequenos produtores rurais.

Pioneirismo

O dia do Campo foi executado no Povoado Flexeiras, zona rural de Arapiraca, na propriedade “Hortaliças do Paulista”, do agricultor Leandro Ferreira, pioneiro no uso da tecnologia no município.  “Os maiores e melhores benefícios da tecnologia mulching são a diminuição da mão de obra e a economia de água”, afirmou o agricultor. Em sua propriedade, com uma área de 0,75 hectares, ele ainda  verificou uma redução nas contas,  36% em insumos e 13,6% em mão de obra.

Segundo Fabiana Fontes, superintendente de Agricultura, a escolha do local para a realização do evento foi um forma de  aproximar os participantes da cultura mulching, na prática. “Aliar teoria à prática foi a proposta de promover o evento no ambiente do campo, com a orientação dos técnicos da pasta, de palestrantes e do produtor pioneiro na implantação da tecnologia utilizada no cultivo de hortaliças, com o uso de lona plástica conhecida como mulching, ressaltou.

Presente no evento, o prefeito Rogério Teófilo valorizou a experiência. “Eu vim participar desse momento, ao lado dos agricultores e convidados para  aprender. O que estamos vendo aqui é a diversificação da cultura agrícola. E, através do investimento em novas tecnologias e assistência, contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar e a fixação do homem na zona rural de Arapiraca”, destacou Rogério Teófilo.