Ce156b29 59dc 4bb9 90ab 5ac07f5d970b

Nos idos do ano de 2000, Patrícia Mourão subiu  pela primeira vez, a Serra da Barriga para realizar um amplo estudo da região. E lá, conheceu o José Carlos, ou Ito, como era mais conhecido pelos moradores da Serra.

Quando Patrícia Mourão conheceu o Ito ele era um adolescente ávido de conhecimento, autodidata, com um interesse  um talento raro para as línguas estrangeiras.

Além da avidez pelo saber, Ito nutria uma vergonha grandona porque na boca lhe faltavam dentes. A mão amparava o vazio do sorriso que se fazia para dentro.

E os dois desenvolveram uma relação de companheirismo e respeito. Patrícia e Ito. Ito e Patrícia.

Percebendo a inteligência e a timidez do menino Patrícia presenteou-o com livros de diversos  idiomas  e dentes novos.

Ito aprendeu a falar, através dos livros, Inglês, Espanhol, Francês e um pouquinho de Japonês-como diz ele.

O menino curioso  acompanhou de perto o projeto, idealizado por Patricia Mourão para construção do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga e afirma que cada palha colocada desenhava pontes de possibilidades que se abriam para ele.

Hoje formado pela Universidade Federal de Alagoas ( passou em primeiro lugar) já não mora mais na Serra, mas, com ela traz o cordaõ umbilical da luta.

E Patricia afirma que Ito foi para ela uma grande lição de vida. É possível construir, humanizando os espaços-afirma.

Indicada pelo Instituto Raízes de Áfricas, a idealizadora  do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Patrícia Mourão recebe dia 05 de novembro, às 15 horas, a Comenda Zumbi dos Palmares.

A comenda será entregue pelo  mandato da deputada Jó Pereira.

E você não vai deixar de ir lá e dar um abraço em Patricia.

Vai?

Te esperamos.

05 de novembro, às 15 horas.

Assembléia Legislativa-Alagoas.