Secom Maceió 995a0173 490e 4abe b728 06f761373710

 

Quem foi ao Parque Municipal, em Bebedouro, neste domingo (21), contou com um dia de lazer diferente.  Por meio da Campanha Maceió Rosa, a Prefeitura realizou atividades que uniram lazer e conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Os visitantes participaram de aulas de yoga, trilha guiada e oficina de educação ambiental, além de uma palestra sobre a importância do autoexame.

As atividades ao ar livre tiveram início às 09 horas, na Arena Verde do Parque. A programação totalmente gratuita começou com aula de yoga, ministrada pela professora canadense Riki Klein, que ensinou sobre a arte de harmonizar o corpo e a mente com técnicas de respiração, postura e meditação. Logo após, os participantes seguiram por uma trilha guiada com educadores ambientais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão que administra o Parque.

O Parque Municipal recebeu as atividades do Maceió Rosa como trilha e palestra sobre o câncer de mama. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ao fim da trilha, as mulheres participaram de uma palestra ministrada por enfermeiros e estudantes de medicina. O objetivo foi tirar dúvidas sobre o câncer de mama e ensinar a forma correta que o autoexame deve ser feito.

De acordo com a enfermeira Patrícia de Albuquerque, o diálogo com as mulheres faz com que elas sintam-se mais cuidadas. “Nossa ideia aqui é dialogar e mostrar a importância do cuidado com a saúde, através dos exames no período certo e realização do autoexame. Sobretudo, queremos mostrar que é indispensável a mulher conhecer o próprio corpo, assim fica mais fácil notar qualquer anormalidade que possa aparecer”, afirmou.

A senhora Noélia Porto participou das atividades e destacou que a discussão é fundamental para derrubar alguns mitos que ainda existem em relação à doença. “Quando falamos em câncer, o medo ainda ronda muito a cabeça das pessoas. É preciso derrubar os tabus e discutir para se tirar qualquer tipo de dúvida. Uma palestra como essa é exatamente o que a gente precisa para esclarecer  questões sobre os exames necessários e perder o medo. Eu aproveitei e perguntei logo o que queria. Saio daqui satisfeita”, ressaltou.

A programação foi encerrada com uma oficina de educação ambiental para a produção de sabão utilizando óleo que seria descartado.