Bebe2d7a 74cc 416a b96f 82323d6a0e8a

O jornalista alagoano Thiago Correia analisa, brilhantemente,  o momento político pós  reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre a contratação de pacotes de envios de mensagens em massa por empresas a favor de Bolsonaro, o que viola a lei eleitoral e os possíveís posicionamentos da justiça da República Federativa do Brasil, diante dos fatos. Vai lendo...

"Vamos por etapas. Está imenso,mas é uma reflexão sobre o que vejo do contexto das Fake News nas eleições.

Tem muita gente que acha que essa decisão que o TSE está prestes a anunciar representa apenas um "desespero" petista. Tá.. até acho sim, que Haddad está apreensivo com ela (quem não estaria?), mas isso vai muito além.

A denúncia, independente de quem seja atingido, é grave demais. Mostra que a mesma onda decisiva nas eleições norte-americanas, mexicanas e de outros pequenos países, desembarcou pesado no Brasil. 

A decisão do TSE, seja ela qual for, terá um impacto no mundo inteiro. Se não houver punição, o Brasil confirma que nenhuma estrutura governamental com seu arcabouço jurídico complexo, em todo planeta, será capaz de deter uma organização mundial de controle de opinião pública com base em notícias falsas. Esse "mecanismo" muito bem estruturado vai se consolidar ainda mais. Será mais um case no curriculum que já tem até slogan: "Movemos opiniões nos EUA e no BRASIL, imagine o que podemos fazer por vocês!" . É como se fosse o fim definitivo do conceito de democracia, uma vez que o resultado de uma eleição pode sim ser manipulado, deixa de ser decidido só na urna e passa a ser decidido em duas ou três reuniões numa mesa com muito dinheiro. E no Brasil ganhará ares de uma vitória ainda mais forte. "Nos EUA o candidato era apenas ignorante e machista. No Brasil, elegemos um que tem até discurso nazista". Imaginem o risco desse poder.

Se o TSE impugnar a candidatura de Bolsonaro, o recado é outro. Vai mostrar que a manipulação da massa até existe, mas os mecanismos jurídicos são possíveis de deterem essa intervenção. Uma decisão favorável a punição vai mostrar que não adianta apenas manipular a opinião pública se o país conta com um judiciário forte e eficiente. Se a candidatura de Bolsonaro for cassada a justiça Brasileira vai entrar pra história como a primeira no mundo a agir pra conter a atividade de organizações. E será o exemplo que o mundo tomará de como combater a ascensão desse poder. 

Sei que muitos colegas que votam em Bolsonaro discordam. Normal. Mas voltem no tempo. Façam um traço histórico. Há três meses, Lula liderava as pesquisas eleitorais. Estava com quase 40% das intenções de voto em primeiro turno e crescendo. Caminhava pra uma vitória certa. Três meses depois, quase 70% da população afirma odiar o PT. O ódio ao partido é tão grande que até os de esquerda estão com repulsa. E quem odeia Bolsonaro, está votando nele para que PT não volte. Não amigos. Não é um movimento normal. É claro que boa parte dos eleitores brasileiros tem motivos de sobra pra não gostar do partido dos trabalhadores. Já diria Cid Gomes, fizeram coisas erradas sim. Mas esse ódio e repulsa, em tão pouco tempo, não é normal. E não só isso. Em três meses, o percentual de 30% que eram favoráveis a prisão de Lula, passou pra 52%, e não houve nada de novo. Em dois meses, a Manu, passou de deputada da esquerda para a uma importante "vadia comunista ateia que desrespeita a religião alheia". Haddad que era somente um cara fraco eleitoralmente, passou a ser um "ex político que estimula a pedofilia, abortista, sexista, que quer transformar seu filho em gay e não merece sequer comungar”. Gente é um absurdo... E tudo isso mudou em apenas 3 meses. Nenhum fenômeno explica essas mudanças em tão pouco tempo. E está claro que houve uma imensa rede de fake news que agigantou essa percepção popular. São 120 milhões de brasileiros usando whats app e sendo bombardeados a todo o momento. E toda essa organização tem uma linha do tempo claríssima... Notem que após a denúncia do jornal,qual foi a primeira ação do whats app? Notificar as agências que disparam as mensagens.. veja link

https://www1.folha.uol.com.br/…/whatsapp-notifica-agencias-…

E qual foi a segunda ação? banir os milhares de numeros que eram responsáveis pelos disparos...

https://www.techtudo.com.br/…/whatsapp-banido-app-bloqueia-…

Porque até agora ninguém processou a jornalista? Porque até agora ninguém meteu a cara oficialmente para negar? Porque nem o próprio Bolsonaro veio a público dizer que isso não existia e se limitou a dizer que não tem como controlar? Ai, eu lhe pergunto. Se a matéria fosse falsa você acha realmente que causaria tantas movimentações assim?
Enfim, é só uma analise. Acho que todos os olhos do mundo estão voltados pro Brasil. Foi a primeira eleição em que a denuncia do caso veio antes da eleição em si. Em todos os outros os esquemas só vieram à tona depois dos candidatos já eleitos. Acho que país tem uma chance absurda de dar exemplo pro mundo. Antes que o próprio conceito de democracia seja destruído e da justiça se transforme em fake."

Fonte:https://www.facebook.com/thiagocorreiareporter