03b96cee ad95 439b 8aa9 c69c4ac8710f

As ações do Circuito da Mulher na terra dos Marechais reduziram em mais de 60% a mortalidade de mulheres por câncer de colo do útero e mama em Marechal Deodoro. 
O programa tem o nome de um “ Circuito “  porque constrói um passo a passo de fácil entendimento da jornada que a mulher tem que percorrer para se cuidar, onde foca as ações de saúde da mulher preconizadas pelo Ministério da Saúde e torna mais simples e lógica a maratona que a mulher tem que percorrer para manter sua saúde em dia, através de uma gamificação.
Uma das estratégias para iniciar a adesão ao Circuito utilizadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da terra dos Marechais é realizar todos os meses uma festa comemorativa das mulheres aniversariantes do mês, onde os agentes de saúde já possuem todo o cadastro da população em seus tablets vão em busca das aniversariantes do mês.
Outra estratatégia a ” busca ativa eletrônica “ tem sido muito utilizada nas unidades onde as mulheres que estão há muito tempo sem fazer a sua citologia anual: a Enfermeira em seu painel de controle no seu consultório localiza rapidamente no seu sistema de gestão as mulheres que estão há mais de um ano sem seu exame e clicam no nome das mulheres no seu notebook e os agentes de saúde recebem automaticamente em campo a notificação e vão até a casa da usuária e a convocam para o seu exame.
As mulheres seguem uma rotina como em um tabuleiro de um jogo e a cada 3 etapas do jogo elas recebem um pequeno “mimo” como squeezes, camisas ou toalhas personalizadas.  
O Programa que tem a participação de 21% das mulheres deodorenses, já produz resultados importantes como a redução da mortalidade infantil e a conquista de mais de 62% de redução da mortalidade feminina pelos principais cânceres que atingem as mulheres.
As mulheres gestantes participam de outro  “Game” o Circuito da Gestante que tem mais etapas que o Circuito da Mulher e são monitoradas diariamente por mensagens de SMS onde um robô em nuvem  (servidor remoto na internet) manda diariamente perguntas e dicas para ver o andamento da gestante no seu dia-a-dia.
Para a coordenadora de Atenção a Saúde - Tânia Queiroz, um dos segredos do sucesso do programa é que as ações foram intensificadas o ano inteiro e não somente em outubro.  “Com o Circuito as mulheres se motivaram a ir o ano todo a unidade principalmente pelos prêmios e o monitoramento permitiu acompanha-las o ano inteiro”.
 
Tabela Mortalidade por Câncer de Colo e Mama em Marechal Deodoro
Ano
Nº de Óbitos
Taxa/100.000 Mulheres
2015
     06
11,6
2016
    05
9,7
2017
    06
11,4
2018* (até 15/10)
    02
3,4