0f81ccf4 88da 4fe0 adfe 916bd9c589eb

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais, e o vice-reitor Anderson de Almeida Barros, tomaram posse, nesta segunda-feira (15), no Palácio República dos Palmares, em Maceió. A solenidade foi acompanhada por secretários, prefeitos, reitores, comunidade acadêmica da instituição de ensino superior e familiares dos empossados.

Durante o seu discurso de passagem do cargo, o então reitor, Clébio Correia de Araújo, lembrou a trajetória na Reitoria ao lado do professor Jairo Campos, do qual foi vice-reitor por duas gestões consecutivas. À frente da gestão, nos últimos seis meses, após Campos pedir afastamento, Clébio Correia ressaltou que promoveu a inauguração da Livraria Café Maria Madalena Menezes, a instalação de internet Wi-Fi, entre outras ações.

Graduado em geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, o novo reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, é professor titular da Universidade Estadual de Alagoas, no curso de Geografia do Campus III, em Palmeira dos Índios, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC).

O vice-reitor Anderson de Almeida Barros é graduado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Alagoas, com mestrado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas, onde exerceu o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Humano da Uneal, e professor assistente da Universidade Federal de Alagoas. Barros é ainda conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas e membro da Educação Fiscal em Alagoas.

Em entrevista à imprensa presente na solenidade, o reitor Odilon Máximo destacou que, junto com sua equipe, estará empenhado no crescimento da Universidade. "Nós temos muitos desafios à frente da Uneal. O maior deles é ampliar e fortalecer a Uneal. ‘A Universidade tem que estar a serviço do povo", afirmou.

O secretário de Comunicação de Alagoas, Ênio Lins, representou o governador Renan Filho, na cerimônia. “A Uneal tem um peso enorme no interior do Estado. É a responsável pela formação de uma mão de obra indispensável para que Alagoas avance no sentido de superar as dificuldades de forma definitiva no campo dos índices sociais. ‘A posse do reitor Odilon, eleito de forma direta, de forma democrática, é a afirmação do processo de liberdade de escolha dentro da Universidade Estadual de Alagoas e com o total apoio do Governo do Estado”, disse.

A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Laura Souza, também prestigiou a solenidade e deu as boas-vindas aos reitor e vice-reitor empossados.

Estiveram presentes à posse, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Maria Valéria Costa Correia, o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Henrique de Oliveira Costa, reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio, e seu vice-reitor Douglas Apratto.

Eleição 2018

Odilon Máximo e Anderson Barros foram eleitos com 62,99% dos votos de professores, estudantes e técnico-administrativos da Uneal, em votação direta, em abril deste ano.