A insônia: Caracterizada pela dificuldade em pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite ou ainda acordar muito cedo pela manhã. Você apresenta alguns desses sintomas? 
O sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro. 
Estágios do sono: 
o primeiro estágio corresponde à transição da vigília para o sono mais profundo, mas o organismo ainda se encontra em sono leve. 
Somente no estágio seguinte (N2), o cérebro se desconecta totalmente dos estímulos do mundo real. 
Depois disso, o indivíduo entra no estágio 3, é o momento do sono profundo. Durante esse estágio, que corresponde ao sono reparador, existe um descanso da atividade cerebral, ocorre a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial e há um aumento da produção do hormônio do crescimento.
O último estágio, conhecido como sono REM, é a fase em que ocorrem os sonhos mais complexos e de maior significado emocional.
⚠As Consequências: baixo raciocínio, reação lenta, depressão, transtornos psiquiátricos e problemas de memória, mau funcionamento do sistema imunológico, aumento da obesidade, hipertensão arterial, risco de doenças do coração e de diabetes. 
Aprendendo a dormir: Cair nos braços de Morfeu. 
   Faça a Higiene do sono: 
* Tome um banho morno antes de deitar;
* Procure dormir e acordar nos mesmos horários;
* Tome uma xícara de chá calmante;
* Deixe o ambiente aconchegante, sem pontos de iluminação,sem tv ligada, sem ficar mexendo em celulares,   se desconecte! 
* Pode utilizar óleo essencial de lavanda(2 gotinhas debaixo do travesseiro); 
* Pegue um papel em branco e anote tudo que precisa fazer no dia seguinte, as atividades que tem que realizar, para mente não precisar ficar processando! 
E vale lembrar que o sono é um dos pilares da qualidade de vida aliada a nutrição e os exercícios físicos!