Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Fiscalização percorreu a orla e deve continuar nas próximas semanas.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e o Conselho Regional de Educação Física em Alagoas realizaram na noite dessa quinta-feira (27) à fiscalização dos espaços públicos na orla marítima, num trecho entre a Pajuçara e a Jatiúca. O objetivo foi orientar os educadores físicos para que estejam legalmente autorizados e possam desenvolver atividades físicas no local.

Segundo o coordenador geral de Controle de Atividades no Espaço Público, coronel Adilson Bispo, a ideia é garantir que todos os profissionais da área de educação física estejam de fato habilitados a desenvolver as aulas e atividades. “Essa é a primeira etapa e tem um caráter educativo, no sentido de orientar os profissionais que estão ocupando o espaço público da faixa de areia da orla marítima, para que possam formalizar uma autorização junto à Semscs. Vamos dar continuidade nas próximas semanas”, orienta.

Durante a ação, o agente de fiscalização do CREF/AL, Antônio Neto, falou sobre a importância da fiscalização e disse que o objetivo principal do órgão é garantir que a população orientada por profissionais qualificados. “Isso dá uma segurança total ao aluno, inibindo que pessoas leigas orientem qualquer tipo exercícios sem que possuam formação”, diz. Ele destaca, ainda, que o segundo objetivo é falar da importância da autorização concedida pela Semscs, para que o profissional possa utilizar legalmente o espaço público para fins privados e obedeça as normas.

Regina Melo é aluna de exercício funcional na faixa de areia da orla. “Já tentei academia, mas devido a minha idade, não me adaptei, aqui na funcional os professores são excelentes. Não tenho o que reclamar, pelo contrário, eles tem um cuidado redobrado comigo e sempre me alertam sobre o que eu posso, e o que devo fazer para que eu não tenha nenhum tipo de problema que venha prejudicar minha saúde”, afirmou.

Um dos responsáveis administrativos por grupos que praticam atividades físicas na orla, Junior Albuquerque fala sobre a importância da ação da Semscs e do CREF/AL. “É excelente, primeiro que é bom para nós que praticamos atividade física, agindo dessa forma, podemos passar uma maior credibilidade do nosso trabalho”, reconhece. Ele se comprometeu em ir à secretaria para regularizar a situação.

Quatro notificações foram expedidas a profissionais que não apresentarem documento comprobatório de que estão aptos a orientar os alunos nos exercícios físicos. Eles têm até 5 dias úteis para regularizar a situação. Os interessados devem comparecer à Semscs, munidos de documentos pessoais, originais e cópia, do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e certidão do Conselho Regional de Educação Física em Alagoas, que garante a habilitação para as funções das atividades.

*com Assessoria