Foto: Assessoria / Arquivo 2af36452 a116 438e a301 98bdd114f4e9 Rodrigo Cunha

Li, aqui no CadaMinuto, uma matéria que traz a união dos candidatos Severino Pessoa (PRB) e Rodrigo Cunha (PSDB) no pleito eleitoral desse ano. Cunha é candidato ao Senado Federal e Severino Pessoa busca uma vaga na Câmara de Deputados. 

Ambos são deputados estaduais com reduto em Arapiraca. Todavia, as semelhanças acabam aí. Rodrigo Cunha teve um mandato atuante na Casa de Tavares Bastos, levantando discussões sobre temas relevantes e fez oposição o governo Renan Filho (MDB). 

Não foi o único opositor, é verdade. Mas no campo da oposição, os destaques foram Rodrigo Cunha e o deputado estadual Bruno Toledo (PROS).

Já Severino Pessoa, no que diz respeito à participação em plenário, entrou mudo e saiu calado. São quase nulas suas participações nas discussões na Casa. Difícil saber o que Pessoa pensa sobre os mais variados temas que surgiram na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas neste ano. 

São perfis tão distintos que a única coisa que os unem é, como já dito, o fato de serem deputados estaduais com forte base eleitoral no município de Arapiraca. 

Como Cunha tem sido tão criterioso quanto àqueles com quem aprece ao lado, é de se indagar quais pontos comuns o deputado estadual enxerga ou se é apenas uma aliança do ponto de vista eleitoral. 

Falo dos critérios de Rodrigo Cunha porque ele se afastou por completo da chapa majoritária na qual está incluso. Cunha sabe que o perfil biográfico que construiu não casaria bem nesse momento ao lado do senador Fernando Collor de Mello, que disputa o governo, nem ao lado do senador Benedito de Lira (PP). Afinal, se mostra como a novidade, como a nova política. 

Severino Pessoa tem uma atuação mais voltada aos bastidores. Poucas falas públicas, quase nenhum posicionamento, mas forte estrategista eleitoral na busca pelo espaço que possui. 

É fato que a candidatura de ambos incomoda o governador Renan Filho. Mas - a matéria publicada no CadaMinuto - diz que estas também incomodam o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, mesmo este sendo um tucano, ou seja: o partido de Rodrigo Cunha. 

O que se diz nos bastidores é que uma aliança entre Cunha e Pessoa agora trará frutos também para as eleições municipais de 2020. Aguardemos…

Estou no twitter: @lulavilar