A75611e8 d833 46b5 ae6e d7f4f3fe3b0a

Após o aumento significativo de casos onde os usuários da plataforma tiveram suas contas hackeadas por sites russos, o Instagram resolveu lançar na última terça-feira (28), recursos que ajudarão a melhorar a segurança no app. 

O número de denúncias associadas a existência de sites fakes que burlavam as regras do aplicativo foram um dos elementos principais para a criação das ferramentas que auxiliam os usuários a evitar problemas com suas contas. 

A princípio o cofundador da plataforma Mike Krieger explicou que será possível utilizar outros aplicativos para autenticar o login no Instagram, o recurso estará disponível para uso nas próximas semanas. Para acionar a autenticação o usuário deve ir até o seu perfil e tocar no Menu ≡ > Configurações > Autenticação de dois fatores e escolher a nova opção de autenticação. 

Se o usuário já tiver o aplicativo instalado o Instagram irá encontrá-lo automaticamente e enviará um código para efetuar o login, caso contrário o usuário será redirecionado ao App Store ou Google Play para fazer o download do autenticador. 

Uma das mudanças que causarão mais visibilidade entre os usuários do aplicativo é o Selinho Azul de verificação que poderá ser solicitado pelos perfis que possuem um grande número de seguidores e são popularmente conhecidos na plataforma. Em tese os usuários do recurso passarão por uma análise de seus perfis, o que gerará mais credibilidade no uso do aplicativo. 

Outra mudança significativa na plataforma é a identificação de usuários com contas falsas. O novo recurso contará com a opção “Informações da Conta “que a princípio será disponibilizada para os perfis populares. 

Ao longo das próximas semanas a nova ferramenta oferecerá a capacidade de visualização de data em que a conta foi feita no Instagram e outras informações como país de origem, contas que compartilham os mesmos seguidores e mudanças recentes no nome do usuário. O recurso ajudará os usuários a ter uma noção mais ampla do que está acontecendo na plataforma, principalmente se os perfis estiverem tentando deturpar a imagem de alguém ou do país. 

 

*Estagiária sob supervisão da editoria