Foto: Alagoas NT F72547b2 03b5 4b56 b930 ae21d556f589 Candidatos ao Governo de AL

Em outubro deste ano, os alagoanos vão votar para escolher seu próximo Governador. Ao todo, são cinco candidatos que disputam a vaga e um deles luta pela reeleição. Cada candidato possui um programa básico de Governo que são protocolados na Justiça Eleitoral.

Estão concorrendo, Basile Christopoulos (PSOL); Fernando Collor (PTC); Josan Leite (PSL); Melquezedeque Farias (PCO) e Renan Filho (MDB). O Cada Minuto separou as principais propostas [de alguns temas] para que você conheça seu candidato antes de votar.

No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não consta o plano do governo dos candidatos Basile e Melquezedeque Farias.

Fernando Collor

Educação

Disponibilizar educação integral de qualidade desde a primeira infância: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Profissionalizante e Ensino Superior.

Esporte e lazer

Valorizar os profissionais de educação física. Segundo o candidato, “somente com eles conseguiremos difundir o hábito de praticar esportes, em especial crianças e jovens”.

Cultura

Construir um grande espaço de exibição da cultura nordestina, o Pavilhão do Povo Nordestino. “Nele realizaremos grandes eventos relacionados à cultura do Nordeste, com particular ênfase aos valores culturais alagoanos, incluindo a cultura Junina, além de competições de quadrilhas juninas, grupos de coco de roda, entre outras atividades de expressão cultural”.

Segurança Pública

Combater o crime organizado com o fortalecimento e ampliação das atividades do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, modernização na captação e análise de dados, com o uso de inteligência artificial. Modernizar a perícia oficial com a aquisição de equipamentos necessários às novas demandas apresentadas diante do crime organizado.

Saúde

Ampliar a oferta de leitos, os procedimentos médicos e a oferta de medicamentos. Concluir as obras dos hospitais em construção ou em manutenção, e os colocar em pleno funcionamento, e implementar novas UPAs buscando descentralizar o atendimento à população.

Mobilidade

Projeto de expansão do VLT/CBTU até Mangabeiras, bem como o projeto do VLT Fernandes Lima/Durval de Góes Monteiro, finalizando no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Também iniciaremos estudos para implantação do VLT em Arapiraca, e, outro, interligando a UFAL ao bairro de Mangabeiras, passando pelo Benedito Bentes.

(Confira as propostas completas de Collor aqui)

Josan Leite

Turismo

Incentivaremos as empresas já instaladas no Estado de Alagoas, em todos os setores, a abrirem sempre que possível atividades paralelas que possam gerar atratividade turística em seu negócio, por exemplo implementar junto a indústria do côco, da cana, agropecuária, a temática do turismo.

Educação

Promover a meritocracia na gestão de pessoal das escolas: (a) nomeação de diretores através de concurso e eleição; (b) programa de recompensas e premiações para professores que apresentem melhor desempenho.

Segurança

Valorização, capacitação permanente e garantia da retaguarda jurídica ao ser humano policial estadual civil, militar, agentes penitenciários e demais integrantes dos órgãos de segurança, com a implementação de um piso salarial e um plano de carreira, cargos e salários que garantam uma promoção justa, com entrada única em cada corporação via concurso público, onde os postos de comando e chefia seja ocupada pelo mérito.

Saúde

O desenvolvimento de aplicativos que permitam que o próprio paciente possa escolher, agendar e avaliar serviços que melhor atendam as suas expectativas e necessidades, são fundamentais tanto em uma rede pública como também na rede privada. Com estes mecanismos o usuário entrará no aplicativo específico e se cadastrará para ter acesso ao sistema. A plataforma estará interligada entre usuários, rede de serviços e gestores públicos, desburocratizando e ao mesmo tempo padronizando processos e reduzindo custos.

Logística e Transportes

Duplicação da av. Menino Marcelo (via expressa) e da AL 101 Norte.

(Confira as propostas completas de Josan Leite aqui)

Renan Filho

Segurança

Melhorar a eficiência e eficácia das atividades de prevenção, repressão qualificada e controle de crimes: Ampliar o Sistema de Videomonitoramento;  Ampliar os Serviços de Disque-Denúncia 181 (divulgação, tratamento e difusão da informação); Fazer o monitoramento aéreo no Sertão com a implantação de heliponto em Delmiro Gouveia para permitir voos noturnos e  Ampliar os Serviços do Instituto de Criminalística (IC).

Saúde

Entregar três hospitais gerais: Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e o Hospital Regional do Sertão, em Delmiro Gouveia, cada um com 127 leitos, para atender à demanda de saúde das respectivas regiões.

Educação

Ampliar o escopo de atuação do Programa Escola 10, com foco na Alfabetização na Idade Certa.

Infraestrutura

Promover a universalização do acesso à água em todas as cidades alagoanas.

Assistência social

Fortalecer a política de proteção aos moradores de rua no Estado.

(Confira as propostas completas de Renan Filho)

 

*Estagiárias sob a supervisão da editoria