A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta segunda-feira (23) a Campanha de Combate á Tuberculose 2009, que prossegue até o próximo dia 27. O Dia Mundial de Combate a Tuberculose será lembrado nesta terça-feira (24), das 8h às 14h, com uma mobilização no centro da cidade.

Hoje (23), a equipe da SMS realizou a ação de busca ativa de casos na Vila Brejal e promoveu palestras na Unidade Básica de Saúde (UBS) do II Distrito Sanitário. Também foram realizadas palestras e distribuição de panfletos nas unidades de saúde Arthur Ramos e Hamilton Falcão, do VI Distrito Sanitário.

O secretário municipal de saúde, Francisco Lins, salientou a importância de combater a doença. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a tuberculose, o diagnóstico precoce e a transmissão. Só assim, estaremos nos livrando deste problema que algumas pessoas enfrentam”, lembrou Lins.

No dia 25, às 9h, na Unidade Djalma Loureiro (VII Distrito Sanitário), os usuários participarão de palestras e busca de casos. Às 13h, os pacientes do PAM Dique-Estrada, do II Distrito, assistirão a uma palestra e receberão um lanche.

Um café da manhã será servido para 50 pacientes, no próximo dia 26, no VII Distrito Sanitário, além de busca de sintomas na comunidade e a avaliação dos contatos de tuberculose na Unidade de Saúde do São Jorge, no V Distrito Sanitário.

No dia 27, a partir das 9h, acontecerão ações educativas para os alunos do Cepa. As coordenações do III Distrito e da Tuberculose mostrarão vídeos e palestras e distribuirão material educativo para as seis escolas participantes.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões podendo afetar outras partes do corpo (rins, ossos, olhos etc.). A doença se transmite pelo ar, através da tosse do doente