Cortesia F298166d 615c 41a4 b83c b8556cc53906 Fábio e Léo no estúdio da Novo Nordeste FM

Arapiraca não aderiu à primeira etapa do programa Internet Para Todos que tem objetivo de democratizar o acesso à informação e ampliar a rede de conectividade de todo país.

Segundo os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino, o prazo expirou e a prefeitura não assinou a parceria junto ao Ministério de Ciências e Tecnologia, em Brasília.

“Dependia apenas do prefeito em aderir ao programa, mas esperamos que a cidade não perca a segunda etapa do credenciamento deste projeto que pretende levar às comunidades da zona rural de Arapiraca (que não contam com sinal de telefonia móvel) o acesso gratuito à internet: wi-fi livre”, disse Fábio Henrique. 

Internet Grátis

Fábio Henrique (PCdoB) e Léo Saturnino (MDB) são os autores da proposta que foi apresentada e aprovada na Câmara Municipal no início deste mês. De acordo com o texto, a intenção é implantar o programa para garantir o acesso à Web sem custo para a população das localidades de Bananeiras, Canaã, Sapucaia, Poção, Vila Aparecida, Tinguí, Alazão, Genipapo, Itapicuru, Lagoa d’Água, Mangabeira, Massaranduba, Minador, Pé Leve Velho, Oitizeiro, Vila São José, Bom Jardim, Corredor, Serrote e Ingazeira. 

“Futuramente vamos ampliar os pontos de internet gratuitos espalhados pela cidade. A meta é levar o serviço a locais como bibliotecas públicas (Arapiraquinhas), ginásios esportivos, pontos turísticos e Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, informou Léo.

Vida útil

As conexões do programa Internet para Todos são feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que está em órbita desde maio de 2017 e tem previsão de 18 anos de vida útil.

Os vereadores Léo e Fábio Henrique concederam entrevistas, nesta terça-feira (13), em diversas emissoras de Rádio de Arapiraca para informar à população sobre o prazo perdido pela prefeitura em aderir a esta primeira etapa do programa. Ambos acreditam que o prefeito vai agilizar o que for necessário, já no próximo mês, para certificar o município dentro do Internet Para Todos.