A rede pública municipal de ensino de Coruripe ganhou um reforço significativo ao receber, em setembro último, 45 novos computadores do ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Comunicações. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Coruripe.

Ao todo, cinco unidades educacionais da zona rural do município do Litoral Sul do estado já estão sendo beneficiadas por esta remessa do ProInfo. As escolas São Rafael, no distrito de Bonsucesso; Santa Sofia, em Botafogo; Maria Rocha, em Pindorama; General Góes Monteiro, no Poxim, e Santa Clara, no Alto Piauí, receberam, cada uma, 5 computadores que serão de fundamental importância para o alcance do principal objetivo do programa, que visa a promoção do uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio, inserindo os jovens estudantes no mundo da informática, promovendo a inclusão digital.

Outras duas escolas coruripenses, Liege Gama Rocha, no centro da cidade, e José de Carvalho Souza, no povoado de Barreiras, também receberam, cada uma, 10 computadores, contudo as máquinas ainda não estão sendo utilizadas pelos corpos discentes das referidas unidades educacionais, pois a instalação está sendo realizada nas salas construídas, pela prefeitura local, para servir de laboratório de informática.

Adesão

Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a adesão, o cadastro e a seleção das escolas.

“A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Após esta etapa deve ser feito o cadastro do prefeito no sistema, para que o próximo passo, a seleção de escolas, seja efetuado. Todos os critérios exigidos foram perfeitamente cumpridos pela prefeitura de Coruripe, através da Secretaria Municipal de Educação, por isso nosso município tem sido bastante beneficiado pelo programa, uma grande contribuição para a manutenção da qualidade do ensino público coruripense”, disse a secretária de Educação, Jeannyne Beltrão, reforçando o empenho do prefeito Marx, em todos os assuntos voltados à qualificação da educação local.

Em breve, mais escolas devem ser beneficiadas pelo ProInfo, para tanto, a Prefeitura já está construindo laboratórios de informática nas escolas Montserrat, Fausto Ferreira e Santa Terezinha, nos povoados de Miaí de Baixo, Miaí de Cima e Santa Terezinha, respectivamente, além das unidades José Buarque e Manoel Cecílio de Jesus, nos bairros do Cruzeiro e Vassouras, respectivamente, na zona urbana do município.