O governador Teotonio Vilela Filho recebe nesta quinta-feira (1º) o Balanço Energético do Estado de Alagoas 2008, durante a reunião do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). O encontro será realizado na sala dos conselhos do Palácio República dos Palmares, às 9h.

O Balanço Energético de Alagoas 2008, tendo como ano base 2007, contém os balanços anuais consolidados e um conjunto de tabelas e gráficos que apresentam a evolução e os estágios da oferta e da demanda das principais fontes energéticas utilizadas pela economia alagoana. No documento há também uma análise e informações detalhadas sobre o setor sucroalcooleiro de Alagoas, que por conta da ampliação de produção, incluindo a energia, está sendo identificado como sucroenergético.

Os novos conselheiros do Cepe, os secretários da Fazenda, Maurício Toledo, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama, serão empossados no evento.

A reunião ordinária do conselho abre espaço para o debate entre os conselheiros sobre a possibilidade da instalação de duas usinas termonucleares em Alagoas. O secretário-adjunto de Minas e Energia, Geoberto Espírito Santo, apresentará a palestra Perspectivas do uso da Energia Nuclear para Geração de Energia em Alagoas, tema que será novamente discutido num workshop em dezembro. Outra palestra apresentará dados do monitoramento da qualidade dos serviços de gás canalizado em Alagoas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e presidente do Cepe, Luiz Otavio Gomes, o detalhamento do sistema de informações do setor energético de Alagoas é fundamental para a viabilização da política de desenvolvimento econômico. O secretário afirma que o Balanço é instrumento indispensável para a formulação de planos e programas para diversas áreas de ação do governo de Alagoas. “O Balanço possibilita a visualização de tendências indicativas de políticas energéticas, além de ser um ser um documento útil para aqueles que desejam investir no Estado de Alagoas”, complementa o secretário.

Agenda — Na sexta-feira (2), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) promove o Seminário Instalação de Rede Subterrânea de Distribuição de Energia Elétrica, na Casa da Indústria, a partir das 8h30. O evento ocorre como parte do Ano da França no Brasil, com a proposta de realização de debates e estudos sobre todo o processo que envolve a instalação de redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica, além de seus aspectos econômicos, técnicos, ambientais, de segurança e de qualidade.

No sábado (3), os participantes farão uma visita técnica a obras realizadas em Maceió. Nos dois dias de programação haverá tradução simultânea nas línguas portuguesa e francesa. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.mepeventos.com.br. Mais informações pelo telefone (82) 9306-9099.