A Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT) promove nesta quinta e sexta-feira, o 2º Encontro de Enfermagem do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O evento contará com a participação da enfermeira do trabalho do Ministério da Saúde, Valéria Cristina e de Akiko Kanazawa da ANENT. O encontro irá acontecer na Associação Comercial, em Jaraguá, a partir das 9h e tem a finalidade de fortalecer as ações de saúde do trabalhador, por meio dos profissionais que atuam na área.

A enfermeira Valéria Cristina, durante o evento irá apresentar à Política Nacional de Saúde do trabalhador e a Portaria do Ministério da Saúde nº 2437 – Renast, como estratégia para inserção da saúde no Sistema Único de Saúde e estabelecer assim, ações de promoção, prevenção, vigilância e reabilitação do trabalhador exposto aos agentes causadores de agravos relacionados ao trabalho.

Dentro da programação consta discussão de temas como o “Manual de Referência Técnica “; “Dinâmica de Percepção e Controle do Estresse”; “Experiência de Saúde Ocupacional no Samu de Maceió”; “Saúde Mental no Trabalho” e a “ Biossegurança Face à Exposição aos Quimioterápicos, Antineoplásticos dos Profissionais de Enfermagem sob Ótica da Bioética”, “Vacinação e Saúde do Trabalhador”, As Doenças Cardiovasculares no Ambiente de Trabalho”, entre outras.

O encontro contará com a participação de Eliana Fittipaldi, integrante da ANENT; Ângela Goretti Santos, enfermeira do Samu de Alagoas; Gardênia Santana, médica sanitarista e diretora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), do procurador do trabalho, Rodrigo Rodrigues, e representantes de outras instituições.