Representantes da rede hoteleira de Maceió reuniram-se, na manhã de hoje, no Senac Poço, com o coordenador da área de Turismo e Hospitalidade do Senac-AL, Fábio Farias, e o auditor fiscal que coordena o Setor de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, José Gomes da Silva, a fim de alinhar as informações sobre a execução do Menor Aprendiz, programa do governo federal voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos.

 

“O Senac-AL é a instituição responsável pela capacitação dos jovens no curso de Serviços Hoteleiros, turma que tem início no próximo dia 19 de outubro. São 400 horas de curso e 608 horas de prática nos hotéis”, explica o coordenador Fábio Farias que destaca a importância dessa aproximação com o Ministério do Trabalho e Emprego, já que é esse o órgão que vai fiscalizar e, quando necessário, autuar os hotéis caso descumpram o que dita a lei.

 

De acordo com o auditor fiscal José Gomes da Silva, há alguns anos, a legislação vem sendo cumprida de forma eficaz, “mas ainda nos deparamos com alguns casos de excesso de jornada, desvio de função do adolescente e problemas salariais”, lembra o auditor, ao destacar a importância de reuniões como estas. “São nestes momentos que alinhamos o setor hoteleiro quanto à recepção dos aprendizes na parte prática da aprendizagem”, conclui.