Com a inauguração do semáforo sonoro em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, na Rua Pedro Monteiro, Centro, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito. Essa ação facilita a travessia da rua, não só para os portadores de deficiência visual, como também para a população em geral, representando mais segurança.

A solenidade foi prestigiada pelo coronel Jorge da Silva Coutinho, superintendente da SMTT, bem como por técnicos do órgão, e contou com a participação da diretora da escola, Marileide Maria dos Santos, e de vários portadores de deficiência visual.

A SMTT deverá implantar mais dez semáforos sonoros, nos seguintes locais: Avenida Gustavo Paiva - Shopping Maceió; Avenida Dona Constança de Góes Monteiro - Shopping Maceió; Avenida Dona Constança de Góes Monteiro - Colégio São Lucas; Avenida Álvaro Otacílio - Hotel Ponta Verde; Avenida Antônio Gouveia - Iate Clube Pajuçara; Praça Centenário - Avenida Moreira e Silva; Praça Centenário - Avenida Tomás Espíndola; Avenida Tomás Espíndola - Colégio Madalena Sofia; Avenida Fernandes Lima - Caixa Econômica Federal / Operadora Claro;e Avenida Fernandes Lima – Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

Para a diretora Marileide Maria dos Santos, a implantação desse semáforo foi uma excelente ideia, já que a sua instalação facilita a locomoção dos portadores de deficiência visual que, para atravessar a rua, não precisarão mais de ajuda, proporcionando o exercício de seu autocontrole e independência. “Aqui são 108 deficientes visuais, entre cegos e de baixa visão” , afirma.

Na programação da comemoração da Semana Nacional do Trânsito, várias outras atividades foram desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, como etapas dos projetos Bate Forte Coração, Carroceiro Legal, Madrugada Viva, além do lançamento da Gincana de Educação de Trânsito para alunos de escolas da rede pública municipal.

O superintendente da SMTT, Coronel Jorge da Silva Coutinho, disse que considera positivo o resultado de todas essas ações realizadas na Semana Nacional do Trânsito, pois o órgão conseguiu colocar em prática todas as etapas programadas, despertando a atenção do cidadão maceioense para uma reflexão de um trânsito mais seguro e de uma melhor qualidade de vida.