Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde foram homenageados nesta sexta-feira (25), com a comenda Gerônimo Ciqueira, durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Maceió. A solenidade, realizada no auditório do Senai, homenageou 42 personalidades que se destacaram na luta em defesa da pessoa com deficiência.

 

O evento faz parte da III Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Receberam homenagem, o superintendente de Gestão e Participação (Sugeps), Jorge Villas Bôas, a diretora Planejamento da Sugeps, Maria Alice Athayde e a gerente do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (Prodefal), Luciana Buarque.

 

“É uma honra para eu receber esta comenda, porque ela representa a luta pela inclusão social e acessibilidade do portador de necessidade da pessoa especial. E também o compromisso do nosso trabalho”, ressaltou Jorge Villa Bôas.

 

Segundo a gerente do Prodefal, Luciana Buarque, 16,68% da população alagoana é portadora de deficiência, representando um universo de 554 mil pessoas. O Prodefal é responsável pela implantação da política de saúde para os deficientes. Ela informou que o governo do Estado tem dado prioridade ao setor e será elaborado um plano estadual de ações de saúde para pessoas deficiências.

 

“Este plano será discutido com as entidades e será apresentado durante um seminário” completou, Luciana Buarque, ressaltando a importância da comenda em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Prodefal.

 

Já Alice Athayde, que também foi homenageada destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Prodefal e enalteceu o fato de ter sido homenageada com a comenda Gerônimo Ciqueira. Ela citou a Pestalozzi com uma entidade que presta serviço para as pessoas com deficiência, famílias e a comunidade em geral. “Sabemos que as pessoas com deficiência já vem conquistando seus direitos, mas precisamos ficar vigilantes para que esses direitos sejam assegurados e que haja realmente a inclusão social”.

Comenda - A comenda foi instituída em memória a trajetória de luta do ex-vereador por Maceió e ex-deputado federal Gerônimo Ciqueira, que faleceu em março de 2007. O parlamentar foi o primeiro portador de deficiência alagoano a chegar à Câmara Federal, eleito com mais de 70 mil votos, e destacou-se como idealizador de inúmeros projetos sociais.

A Comenda “Gerônimo Ciqueira” foi instituída pela Câmara de Vereadores em abril de 2007 com o propósito de homenagear anualmente personalidades, instituições e empresas que se destacam na defesa da inclusão social, econômica, política e cultural dos portadores de deficiência no município de Maceió.

A solenidade contou com a participação das vereadoras Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal), Taise Guedes e Teresa Nelma. Também foram homenageados o vice-governador José Wanderley Neto, a historiadora e poetisa, Maria José Oliveira, a jornalista Fabrícia Barbosa (deficiente visual) e demais personalidades.