O município de Maragogi sedia nesta  amanhã (24), a partir das 8 horas, a Conferência Intermunicipal de Cultura, que tem a proposta de discutir ações e estratégias voltadas para a Política Cultural. O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, vai participar da solenidade de abertura, que acontece no Centro de Convenções do Hotel Praia Dourada, no município de Maragogi.

Na programação, também serão discutidas estratégias para implantação do Sistema Estadual e Municipal de Cultura; parâmetros para o Plano Estadual de Cultura; estratégias para universalizar o acesso dos alagoanos à produção e a fruição dos bens e serviços culturais; e criação e o funcionamento de conselhos e fóruns municipais e intermunicipais de cultura entre outros assuntos.

A Conferência Intermunicipal de Cultura, etapa preparatória para a II Conferência Estadual de Cultura, vai contar a presença de gestores e representantes dos municípios de Pilar, Satuba, Coqueiro Seco, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Messias, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Porto de Pedras e Paripueira. Na ocasião, serão eleitos delegados para participar da Conferência Estadual, que acontece em dezembro.

Durante o evento, vão ser formados grupos para debater, junto com os facilitadores da Secretária de Estado da Cultura (Secult), o temário geral da Conferência Nacional: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. A Conferência é realizada pela Secretária Municipal de Cultura de Maragogi com apoio da Secult.

A discussão desse temário está dividida em cinco eixos. O primeiro eixo (Produção Simbólica e Diversidade Cultural), tendo como facilitadora a superintendente de Identidade e Diversidade Cultural, Amália Abreu; o segundo eixo (Cultura, Cidade e Cidadania), com a facilitadora a diretora do Sistema Estadual de Biblioteca, Wilma Nobrega; o terceiro eixo (Cultura e Desenvolvimento Sustentável), terá a facilitadora a assessora técnica do Pró- Memória, Ariana Moraes.

O quarto eixo do temário (Cultura e Economia Criativa), contará com a facilitadora da Superintendência de Formação e Difusão da Secult , Catarina Labouré, e o último eixo (Gestão e Institucionalidade da Cultura), com o facilitador da Superintendência de Fomento e Apoio à Produção Cultural, Cleonison Alves.

A cidade de Maragogi é o segundo município a sediar as Conferências Intermunicipais. O município de Coruripe, primeiro município-sede contou com a participação de mais de 300 pessoas discutindo e selecionado dez diretrizes que vão pautar a política cultural no âmbito estadual e nacional. Na ocasião também foram eleitos 17 delegados, os quais vão representar o litoral Sul nas Conferência Estadual.

As próximas cidades-sedes são Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Viçosa, Ibategura, Novo Lino, Penedo, Arapiraca e Maceió.

De acordo com o secretário, Osvaldo Viégas, os gestores municipais da Cultura têm até 31 de outubro deste ano para realizar as Conferências Municipais ou Intermunicipais de Cultura, que vão mobilizar o poder público e a sociedade civil alagoana como preparação para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura, que vão traçar as grandes diretrizes para a Política Cultural. Essas conferências estão previstas para acontecer, respectivamente, em dezembro de 2009 e março de 2010.