A violência doméstica e sexual contra mulheres e adolescentes será o tema do I seminário sobre Atenção as Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Doméstica e Sexual, que acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 8h30, no hotel Matsubara. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde, e reunirá técnicos de dez municípios.

De acordo com a técnica Walkíria Taveiros, o encontro reunirá gestores ligados à saúde, educação, ação social, área jurídica e direitos humanos, com a finalidade de implantar uma rede de serviços nos municípios de União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, Penedo, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Viçosa e Santana do Ipanema. Os técnicos dessas cidades serão capacitados e servirão de referência no enfrentamento do problema.

Dentro da programação do evento haverá uma conferência com a participação da pediatra e psiquiatra Marília Freitas, de Belo Horizonte, sobre Atenção a Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Doméstica e Social. Em seguida, terá apresentação de peça teatral sobre violência com adolescentes do Hospital Universitário.

À tarde, as discussões prosseguem iniciando com uma mesa redonda com o tema “Desenvolvendo a Cultura de Paz”, com o obstetra Edson Ataíde, que falará sobre o trabalho desenvolvido na maternidade Santa Mônica. A psicóloga e terapeuta sexual Ana Cristina estará expondo sobre a Paz entre os Gêneros e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Omar Coelho, irá falar sobre o tema “A Paz Social”. Marcelo Nascimento, membro do Conselho do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, fará uma exposição sobre “A Paz na Diversidade Sexual”.