Conscientizar a população sobre o destino correto do lixo. Este foi o objetivo principal do Dia Mundial de Limpeza de Ruas e Praias, que ocorreu no último domingo (20), na orla da Pajuçara.

O evento – uma iniciativa de empresas privadas – contou com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

Na ocasião, 40 pessoas recolheram o lixo encontrado no trecho entre o Hotel Enseada e o Iate Clube Pajussara. De acordo com a coordenadora geral de Operações da Semptur, Cristina Quirino, aproximadamente 60 sacos de lixo, totalizando mais de uma tonelada, foram recolhidos. A maioria dos produtos encontrados foi ponta de cigarro, palito de picolé, garrafas pet, latas de cerveja e refrigerantes.

No entanto, uma grande quantidade de preservativos, sandálias e fraldas descartáveis, por exemplo, chamou a atenção dos participantes. “Lamenta-mos bastante, pois estes materiais são de difícil decomposição”, ressaltou Cristina Quirino. O recolhimento do lixo ficou sob a responsabilidade da Slum.

O Dia Mundial de Limpeza de Ruas e Praias, que acontece anual-mente, é uma iniciativa da Coca-Cola e do Grupo Wal-Mart (lojas Bompreço e Hiper Bompreço).

Para a gerente do Hiper Bompreço Farol, Divane Santana Lopes, que coordenou a ação, a atividade visa conscientizar sobre a importância da sustentabilidade do planeta através de praias mais limpas. “Com pequenas ações, cada um de nós pode colaborar para o futuro do nosso planeta”, enfatizou.