Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A empresa americana Levi Strauss & Co. está celebrando um feito histórico na moda: a criação do primeiro jeans feminino há exatos 75 anos. A empresa, que inventou uma das peças mais importantes de todos os tempos, a calça jeans por meio de seu fundador em 1860, apresentou ao mundo também a calça 701 em 1934, primeiro modelo especialmente feito para as mulheres.

A data está sendo comemorada com uma exposição de fotos e imagens em lojas da marca nos Estados Unidos, ação que será repetida no Brasil na segunda quinzena de novembro, na loja da marca do MorumbiShopping, em São Paulo, durante o tradicional evento Momento Feminino.

"A Levi's sempre foi conhecida como uma marca de jeans masculina. Mas também fomos a primeira empresa a fazer uma calça para elas", disse o vice-presidente e diretor criativo da marca You Nguyen.

O produto, no início, foi usado por mulheres mais modernas e foi ganhando adeptas entre as moradoras de fazendas em rápido crescimento nos anos 1930 e 1940 nos Estados Unidos.

A empresa tem em seus arquivos um par da Levi´s 701 fabricado entre 1937 e 1942 encontrado num rancho no estado do Arizona, usado por Harriet Atwood e comprado na loja Best & Co.

O famoso modelo 501 na versão feminina foi lançado apenas na década de 1980 e ganhou novas lavagens a partir de 1983.