O Programa Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde realiza amanhã e quarta-feira (dias 24 e 25), a partir das 8h, no Hotel Ritz Plaza Mar, uma capacitação do Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. A atualização é destinada a médicos e enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família de 17 municípios alagoanos.

Segundo Elisabeth Toledo, gerente do Programa Saúde do Idoso, o Caderno de Atenção Básica é parte integrante do elenco de ações estratégicas do Ministério da Saúde (MS), definidas a partir do Pacto pela Vida para induzir ações, tendo por referência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
 
Ela defende que os profissionais de saúde devem conhecer os aspectos básicos acerca das questões do envelhecimento para melhor acolher e assistir às pessoas com 60 anos ou mais. “O atendimento ao idoso deve ser integral, tendo em vista que o envelhecimento traz como conseqüência morbidades que podem interferir na autonomia e independência da pessoa idosa”.