O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), inaugura nesta quinta-feira (10) o Telecentro Palmeira dos Índios, seguindo o processo de interiorização na área de ensino à distância (EAD). O Telecentro será coordenado pela Gerência de Ensino da Seds e ocupará duas salas do 3º Subgrupamento de Palmeira dos Índios. O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, estarão em Palmeira dos Índios para inauguração do telecentro.

Com capacidade de atender simultaneamente até 70 pessoas, o telecentro fará parte da rede EAD, que disponibiliza um ambiente de ensino-aprendizagem que tem o propósito de informar, formar, atualizar e especializar gratuitamente os operadores de Segurança Pública do Brasil, ou seja, policiais civis, policiais militares, bombeiros guardas municipais, agentes penitenciários e peritos criminais.

A inauguração em Palmeira dos Índios aumentará a rede alagoana que passará a ter 5 telecentros específicos para segurança publica, espalhados pela capital e em regiões polos do interior do Estado. Segundo Ricardo da Silva, Gerente de Ensino da Seds, os telecentros são locais de encontros e intercâmbio, usados para a aprendizagem, crescimento pessoal e profissional.

“O telecentro é um instrumento poderoso para apoiar o desenvolvimento local de programas de capacitação através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Além dos cursos à distância, cada unidade poderá também oferecer cursos presenciais, como informática básica, não só para os agentes de segurança pública, mas para toda a comunidade ”, afirma Ricardo.

A unidade de Telecentro Palmeira esta dotada com os mais modernos recursos de informática, comunicação de dados e de apoio educacional: Tele Sala e Sala Web. A Tele Sala será usada para exibição de vídeos, palestras, conferências pela TV e eventos atrelados aos cursos à distância que estejam em andamento. Já a sala web será usada para cursos presenciais como os de informática básica ou frequentado pelos alunos dos cursos à distância para realizar alguma atividade presencial.

Durante o evento, o governador Teotonio Vilela Filho e o Secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, vão participar da aula inaugural do primeiro Curso de Promotor de Polícia Comunitária realizado no município de Palmeira dos Índios, que visa difundir a filosofia de policiamento comunitário e a integração entre a comunidade e os órgãos que compõem a segurança pública do Estado.

“A capacitação e qualificação dos policiais têm que ser uma política dentro das gestões de segurança. Não é possível fazer segurança de qualidade sem o conhecimento e a participação da comunidade. E estes espaços de ensino e aprendizagem são o que há de mais moderno e contribuem para a capacitação dos nossos homens”, disse Rubim.

Além da cerimônia de Inauguração do Telecentro Palmeira dos Índios e da turma do curso de Promotor de Polícia comunitária, também acontecerá à entrega de duas viaturas operacionais, que serão utilizadas pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, responsável por uma área de cobertura que atende a 10 municípios vizinhos à cidade de Palmeira dos Índios.