Aquiacontece Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Jorginho Seixas e Luizão

A proposta de Emenda Constitucional que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto no dia 26 de agosto. Agora a matéria pode voltar a ser analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 09, quando os quase 8 mil suplentes acompanharão ansiosamente o resultado.

O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento das Câmaras.

Em Penedo dos cinco suplentes que devem assumir uma cadeira na Câmara Municipal, dois deles são radialistas. Luiz Carlos de Oliveira (Luizão - PMDB) é âncora do Programa Vida Real e repórter de rua do Programa Lance Livre, ambos, veiculados na Rádio Penedo FM. Outro comunicador é Jorge Seixas Serapião (Jorginho – PT), é âncora do Programa Canal Aberto da Rádio Grande Rio FM.

Luizão que obteve 754 votos no pleito eleitoral de 2008, votação que lhe rendeu a primeira suplência da coligação ‘A Vontade do Povo 2”. Já o radialista Jorginho Seixas, conseguiu obter 657 votos e ficou como primeiro suplente da coligação “A Vontade do Povo 1”.

A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.