As medidas adotadas pelo governo do Estado destinadas a redução da mortalidade infantil tem dado resultado positivo. Dentro destas ações, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Atenção Básica realiza mais uma ação do projeto Viva Vida, em Palmeira dos Índios, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11).

O Fórum Viva será destinado a cerca de 500 profissionais de saúde dos municípios que fazem parte da 9ª microrregião. O evento irá acontecer no auditório do Cefet, a partir das 8h e contará com a participação do governador do governador Teotonio Vilela e do secretário da Saúde, Herbert Motta.

O programa Viva Vida já reuniu mais de três mil profissionais entre gestores de saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de diversas cidades do interior alagoano. Em Palmeira dos Índios, participam os técnicos dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Izidoro, Mar Vermelho, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo e Tanque D’Arca.

Nesses dois dias, os técnicos terão a oportunidade de conhecer as ações que foram realizadas em outros municípios e que devem ser viabilizadas nesses locais, tendo como finalidade reduzir a mortalidade infantil.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Myrna Pimentel, o programa prevê ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Cuidados Intermediários neonatais (UCI), regulação da atenção obstétrica e neonatal; ampliação da rede de bancos de leite, aumento do número de equipes de Saúde da Família, entre outras.

A meta do governo estadual é reduzir em 10% até 2010 a mortalidade infantil. E pelas ações que estão sendo viabilizadas, verifica-se que será possível alcançar o índice. Uma prova é que de janeiro a junho deste ano em comparação ao mesmo período de 2008 houve uma redução de 35,85%.

O Fórum Viva Vida já foi realizado em Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Viçosa, Pão de Açúcar, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Porto Calvo, Coruripe e cidades da primeira microrregião exceto Maceió. A última etapa acontecerá em Arapiraca, em data a ser definida.