Agencia Alagoas

Um efetivo de 65 policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) e da Guarda Municipal de Trânsito estará à disposição da população no dia 7 de Setembro, durante o desfile cívico militar para celebrar o 187º aniversário da Independência do Brasil. O objetivo é ordenar e orientar motoristas e pedestres nas vias bloqueadas e paralelas ao evento. Em função disso, 27 ruas e logradouros serão bloqueados ou servirão de escoamento ao trânsito no dia do desfile. O governo do Estado está finalizando os preparativos do evento, que será realizado no Memorial à República, na Avenida da Paz, a partir das 9h.

Por volta das 6h, tanto a Avenida Assis Chateaubriand, à altura do bairro do Trapiche da Barra, na zona zul de Maceió, como o trecho do Riacho Salgadinho, defronte à praia da Avenida, e o Hotel Ouro Branco, perto da Praia de Pajuçara, na parte norte da cidade, serão bloqueadas ao tráfego de veículos. “Mas tanto os motoristas como os pedestres serão orientados em ruas paralelas a esses locais por policiais do BPTran e guardas municipais, assim como em vários outras ruas e trechos, para que possam seguir nomalmente seus destinos”, frisou o tenente Felipe Rogério, da área de planejamento do BPTran.

De acordo com o oficial, entre as ruas que servirão de escoamento e outras que também serão bloqueadas para circulação de veículos automotores estão as Ruas da Praia; Barão de Anadia; do Imperador; Dona Rosa da Fonseca; Professor Carlos Sampaio; Artur Jucá; Dias Cabral; Roberto Pontes Lima; Jorge de Lima; Epaminondas Gracindo; Messias Gusmão, João Camerindo; Sampaio Marques; Valter Ananias; Sá e Albuquerque; Barão de Jaraguá; Mato Grosso; Silvério Jorge; Emílio Cardoso; Humberto Mendes; Buarque de Macedo e nas Avenidas Duque de Caxias; Assis Chateaubriand; Siqueira Campos; Cícero Toledo; Comendador Leão, além da Praça Rayol.

“A partir das 4 horas, já teremos 15 policiais que estarão de plantão nos locais que serão bloqueados, além de contar com seis veículos, 11 motocicletas e um ônibus”, completou o tenente Felipe Rogério. “A nossa estimativa é de que às 14 horas todas as ruas bloqueadas sejam liberadas aos motoristas”, informa o oficial.

Programação — O local definido para a concentração dos policiais que participarão do desfile foi o trecho entre a Academia de Polícia, à altura da Avenida Assis Chateubriand, no bairro do Trapiche da Barra, e o Riacho Salgadinho, defronte para a Praia da Avenida. A tropa estará concentrada às 7h e estará pronta uma hora depois.

Os comandantes das Forças Singulares, auxiliares e secretários de Estado ficarão em frente ao palanque oficial. A revista às tropas está marcada para as 8h30. O encerramento do desfile está previsto para o meio dia.

Participarão do desfile um total de 24 instituições, das quais 12 militares e de segurança pública e 12 civis. O efetivo total soma 3.103 pessoas e 109 veículos, entre viaturas e embarcações, além de 64 animais. A execução do Hino da Independência ficará a cargo do barítono Elias Barboza, da Polícia Militar.

O efetivo estará representado pelos ex-combatentes do Estado; banda de música do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz); Aeronáutica; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Polícia Militar; Grupamento Motorizado da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; Instituto do Meio Ambiente; Departamento de Estradas e Rodagem; banda do Colégio Aurelina Palmeira; Escoteiros do Mar; Escoteiros Florestais; Desbravadores; Clube de Aventureiros; Clube Ambiental Guardiões da Selva; 1º Grupamento de Patrulheiros Juvenis de Alagoas; Banda de Fanfarra da Escola Santa Tereza; Curso Preparatório às Escolas Militares; Legião da Boa Vontade; Projeto de Jovens em Território Vulnerável no Município de Maceió e Associação de Equoterapia de Alagoas.

O Desfile de 7 de Setembro está sendo organizado pelas secretarias de Estado do Gabinete Civil, por meio da Diretoria de Cerimonial, e pelo Gabinete Militar do Governador.