O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realiza no próximo dia 14, das 8h às 14h, no auditório do colégio Marista, o I Encontro de Mobilização dos Delegados. O encontro pretende qualificar a participação para a VII Conferência Estadual de Assistência Social.

Segundo a secretária executiva do Ceas, Sheila Alves, esse encontro está ocorrendo em todo o país, sob orientação do Conselho Nacional de Assistência Social, com a intenção de articular todos os sujeitos e organizadores envolvidos nas Conferências. “Este ano estamos fazendo uma dinâmica diferente para que os usuários dos programas também possam participar, sejam protagonistas dessas políticas e assim possamos levar propostas e traçar estratégias para a Conferência Estadual e disputar a Nacional”, explicou.

O evento discutirá o papel das Conferências Estaduais e fará uma análise das Conferências Nacionais com 478 delegados da sociedade civil, eleitos nas 97 Conferências Municipais, e representantes do governo. Os municípios de pequeno porte I e II terão direito a quatro delegados, os de médio porte a oito e os de grande porte, como Maceió e Arapiraca, a dezesseis e dez, respectivamente.

Segundo ela, esse movimento começou nas Conferências Municipais para garantir que os usuários do programas sócio-assistenciais tivessem assento e efetiva participação nas discussões. “Os municípios que não realizaram conferências, tiveram seus delegados tirados por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos grupos assistenciais”, completou Sheila Alves.