O Prefeito Cícero Almeida assina nesta sexta-feira, às 10h, na Avenida Assis Chateaubriand, vizinho ao posto BR Praia Mar, a ordem de serviço para o início das obras de construção do Conjunto Vila dos Pescadores, destinado aos moradores da atual Favela do Jaraguá.

O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira marcará a construção de 450 unidades habitacionais, distribuídas em blocos de apartamentos, com térreo, primeiro e segundo andares. O conjunto contará com equipamentos comunitários, creche, quadra poliesportiva, áreas de lazer e arborização, além de uma infraestrutura completa, como eletrificação e iluminação pública, abastecimento d´água, rede coletora de esgotos, drenagem e pavimentação.

O valor do investimento para a execução dessa etapa é de R$ 14.746.334,30, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Habitação (FNHIS), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, com contrapartida do município.

A segunda etapa do projeto será a urbanização da área onde hoje se encontra a Favela de Jaraguá, com a construção de equipamentos urbanos que darão sustentabilidade às famílias beneficiadas com o projeto, como local para secagem do pescado, bicicletário, oficinas de tecelagem de redes, lanchonete/restaurante, administração, fábrica de gelo, banheiros públicos, museu da pesca, loja de artesanato, além da construção de um mercado para a comercialização do pescado e mariscos e da associação dos pescadores.

Todas essas realizações serão destinadas, exclusivamente, aos trabalhadores que atualmente vivem no local e desempenham atividades da pesca.

Paralelamente a esse projeto, a Prefeitura de Maceió vem trabalhando no sentido de construir uma marina junto à área já urbanizada da orla de Jaraguá, que contribuirá para alavancar o turismo no município, integrando o turismo náutico com o resto do Brasil e do mundo.