1251805752dsc0033jpg

Terminou na noite de ontem a apuração dos votos que elegeram o novo grupo gestor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com 60,35% dos votos válidos apurados, as candidatas da chapa oposicionista Mudar pra Avançar!, Rozangela Wyszomirska e Almira Alves, assumem, a partir do dia 04 de outubro, a reitoria da universidade.

Em todas as oito urnas apuradas, as candidatas obtiveram maior quantidade de votos em relação à chapa da situação, composta pelos professores Laís Zau e Claudio Soriano, que saíram da disputa com apenas 39,65% dos votos válidos, segundo a comissão eleitoral que deve divulgar hoje o resultado oficial da eleição. Apenas a urna da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora não teve os votos computados pela comissão, pois foi impugnada no início da apuração. Uma nova eleição deve ser marcada para esta semana no local.

A vitória da chapa Mudar pra Avançar! foi comemorada por toda a comunidade da Uncisal, presente durante a apuração. Agora, Rozangela e Almira aproveitam esta quarta-feira para descansar e já discutir nomes para a equipe de transição na reitoria. Além disso, ambas devem ser recebidas pelo governador Teotônio Vilela Filho ainda nesta semana. "Teremos agora uma instituição realmente democrática, com um diálogo direto com todos os setores e órgãos necessários ao nosso desenvolvimento", disse Rozangela Wyszomirska.

Na próxima sexta-feira, às 10h, as candidatas eleitas concedem uma entrevista coletiva à imprensa, quando também apresentarão a prestação de contas da campanha.

Confira os números de votos válidos por urnas apuradas:

(Chapa 1/Chapa 2)
- Maternidade Escola Santa Mônica: 276/212
- Hospital Escola Portugal Ramalho: 184/91
- Hospital Escola Helvio Auto: 174/18
- Sede Uncisal
--- Docentes: 107/68
--- Estudantes: 483/392
--- Técnicos: 122/89