Agentes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) iniciaram, nesta segunda-feira (31), uma ação de limpeza no Canal da Levada, na região do Mercado. O trabalho de remoção de lixo e entulhos deve prosseguir durante toda a semana, com objetivo de desobstruir a passagem das águas e evitar problemas de transbordamentos.

A limpeza dos canais, em todos os bairros de Maceió, vem recebendo uma atenção especial da Slum, sobretudo nos últimos meses, em que as chuvas têm caído com mais intensidade, provocando a ocorrência mais frequente de alagamentos e transbordamentos, sobretudo onde há acúmulo de entulhos impedindo o escoamento das águas.

Desde que começou a chover em Maceió, equipes têm sido mantidas com a missão exclusiva de cuidar da limpeza de todos os canais, com intervalos máximos de 20 dias nas ações para cada localidade.

Segundo o superintendente adjunto da Slum, José Roque da Silva, mesmo com a redução do fluxo chuvoso, a limpeza dos principais canais é feita constantemente, num cuidado permanente para que a cidade não venha a sofrer, inclusive com um trabalho de educação ambiental junto à população que mora ao redor.

“Mesmo assim, infelizmente, ainda são encontrados, a cada ação de limpeza, vários tipos de entulhos e detritos, como móveis e eletrodomésticos, inclusive geladeiras quebradas, engradados e até animais mortos, jogados pela população nos canais”, lamenta ele.

José Roque reforça a importância de cada morador tomar consciência de que nem ele nem o vizinho e nem ninguém deve jogar lixo nos canais e galerias, até porque, em casos de transbordamentos, esses entulhos acabam sendo levados pelas águas para dentro das próprias casas. Ele destacou que as pessoas que precisam se livrar de entulhos pode ligar para a Slum para fazer a remoção.

MUTIRÃO

A Slum realizou, neste final de semana, novos mutirões de limpeza, dessa vez beneficiando os conjuntos Medeiros Neto e Salvador Lyra, localizados no Tabuleiro.

Mais de 100 agentes se distribuíram entre as duas localidades, com máquinas e equipamentos como roçadeiras mecânicas, retroescavadeira, compactadores de lixo e caminhões caçamba, na execução de ser-viços de capinação, varrição, pintura do meio-fio, poda de árvores e retirada de lixo e entulhos, com o objetivo de promover uma limpeza geral, reforçando as ações que são realizadas regularmente.