A Gerência Executiva do INSS em Alagoas participa hoje (31), de uma reunião para esclarecer sobre o processo de Reabilitação Profissional do Instituto e a reinserção dos segurados no mercado de trabalho. Esse encontro acontece às 14h, no auditório do Hospital Unimed, localizado na Avenida Dom Antônio Brandão, 395, Bairro do Farol, Maceió.

A reunião será coordenada pela Seção de Recursos Humanos da Unimed e pela médica do trabalho desse hospital, Maria Lucia Pimentel. Além dos representantes dos hospitais parceiros no Programa, Unimed, Santa Casa, Sanatório, Arthur Ramos e Usineiros, participam, também, a responsável pela Unidade de Tratamento e Reabilitação Profissional (UTRP) do INSS, Vanderly Mineiro; a orientadora profissional do Programa Reabilita da Agência da Previdência Social Monte Máquinas, Arlete de Oliveira; e a médica perita do INSS, Paula Karinne Xavier.

 

Reabilita - É um programa oferecido pelo INSS aos trabalhadores que sofreram algum problema de saúde ou acidente de trabalho e ficaram incapacitados para o exercício da profissão. Os segurados recebem ajuda psicológica, assistência financeira e têm a oportunidade de participar de cursos e oficinas para voltar ao mercado de trabalho na mesma ou em outra atividade, de acordo com as condições em que se encontram.

O segurado recebe a capacitação na localidade onde reside, de acordo com a sua realidade socioeconômica e graças aos convênios firmados com prefeituras, lojas comerciais e outras entidades da comunidade. No Brasil, a reabilitação profissional existe há 65 anos.

 

Vantagens para as empresas – A Lei prevê que as organizações com 100 ou mais trabalhadores devem reservar entre 2% e 5% de suas vagas às pessoas portadoras de deficiência ou aos beneficiários da Previdência reabilitados. Portanto, com o Reabilita, essas vagas são garantidas com o cumprimento da legislação.