Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Com uma estrutura que atraiu centenas de motoqueiros para Penedo, o 2º Trilhão a Vapor do Baixo São Francisco, se consagra como grande acontecimento do mês de agosto e deve entrar no calendário de eventos da cidade a partir de 2010. Contando com a organização de José Souza e Itamar de Castro, o Trilhão entrou a partir deste ano no Circuito Alagoano de Trilhas, o que possibilita uma ampla divulgação do evento para que anualmente haja uma maior procura e consequentemente maior participação.

Nesta edição de 2009 o Trilhão a Vapor do Baixo São Francisco atraiu motoqueiros de dezesseis municípios alagoanos, incluindo a capital do estado e, também de cinco cidades sergipanas. O evento teve concentração no Clube da Assenco e o primeiro desafio encarado pelos motoqueiros foi descer a escadaria que liga o Rosário Largo a Rua 15 de Novembro.

A descida dos aventureiros levou uma verdadeira multidão às ruas adjacentes e à própria escadaria para prestigiar e vibrar com as manobras realizadas. De lá os motoqueiros seguiram para alguns povoados de Penedo, onde encararam mais desafios. Para Itamar o evento já se consolidou como o maior do Baixo São Francisco e deve ser ampliado a cada ano para que uma maior estrutura seja oferecida aos motoqueiros e haja consequentemente uma maior participação no Trilhão.