Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Desembargadores Klever Loureiro, Washington Luiz e João Luiz Azevedo: nova cúpula diretiva (Foto: divulgação)

Prestes a ser empossado como novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, o desembargador Washington Luiz disse em entrevista à Rádio Gazeta, na manhã desta segunda-feira (05) que pretende realizar concurso público para o cargo de juiz, além criar novos fóruns.

Durante a entrevista, Washington Luiz falou sobre a criação do concurso onde ele explicou que o edital está em fase de preparação e a estimativa é que ele seja publicado nos próximos meses. A intenção é cobrir o déficit de 30 juízes existente em Alagoas.

A medida também vai aliviar a situação de algumas comarcas no interior do Estado que não possuem representatividade do Poder Judiciário. Atualmente, há juízes que respondem por mais de uma comarca, o que atrapalha e atrasa o andamento dos processos em julgamento.

“Sabemos da necessidade de se realizar um concurso público para juiz que vai contribuir para a melhora das comarcas. Há uma comissão formada que está concluindo os processos de escolha da fundação que irá conduzir o certame”, disse.

O Tribunal de Justiça também carece de um concurso público que abranja o setor administrativo. A promessa já se arrasta há alguns anos e ainda não tem data certa para se tornar realidade, segundo o novo presidente do TJ. Um levantamento está sendo realizado para saber qual a real demanda.

Ele também falou que considera preocupante a situação das comarcas dos municípios do interior do Estado e relatou que em algumas delas a situação precária envolve falta de estrutura, de pessoal, além do alto volume de processos.

Outra meta de Washington Luiz será a criação de um Fórum Cível e transformar o atual Fórum da Capital em Criminal.

Posse

Está marcada para a tarde de hoje a posse do desembargador Washington Luiz para a presidência e dos desembargadores João Luiz Azevedo Lessa e Klever Loureiro, respectivamente, a vice-presidência e a corregedoria-geral de Justiça.

A cerimônia acontecerá no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá. Eles tomam posse para o biênio 2015/2016. A eleição aconteceu em setembro do ano passado.