A Casa da Cultura de Viçosa se encheu de fitas e cores para receber os artistas populares no Dia Nacional do Folclore, comemorado no último sábado, 22 de agosto. A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, montou uma programação cultural, na hora da feira livre, que incluiu a apresentação de diversos folguedos. A Embaixatriz de Cabo Verde no Brasil, Sara Pereira, esteve na cidade e ficou encantada com a riqueza cultural do município.

 

Cada artista teve seu momento de destaque na programação e encantou o público. Os olhos brilhavam ao ver os grupos tradicionais de Coco de Roda, Taieiras, Guerreiro, Capoeira, Pastoril, Quadrilha e Reisado. De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Karina Padilha, “a Banda Afro do município enalteceu o folclore africano e fortaleceu o conceito de que a base do folclore brasileiro, principalmente no Nordeste, tem suas raízes na África”.

 

A banda de pífano do Mestre Bia passeou pela feira livre como fazia antigamente. “Hoje é um dia muito importante. Me sinto muito bem de ter cada vez mais espaço para mostrar o meu trabalho, que faço com amor. Comecei em 1952 e faço questão de ensinar para os mais jovens, porque quero que continue existindo essa arte. Ensinei ao meu filho e ele já faz parte da banda”, exclamou o Mestre Bia que comanda a Banda de Pífano do município.