Com muita justiça o Guarani venceu o Fortaleza, por 2 a 1, nesta terça-feira à noite, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, na abertura do returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Dessa forma, conseguiu a reabilitação da goleada sofrida diante do Juventude, por 4 a 1, e chegou aos 37 pontos, ainda na zona de acesso. O Fortaleza, com 22 pontos, continua na zona de rebaixamento.

Domínio total

O time campineiro dominou amplamente o adversário, criou muitas chances reais para abrir o placar. Aos 30 segundos, Cléber Goiano já apresentou o cartão de visitas ao goleiro douglas, com um chute forte defendido em dois tempos. No primeiro minuto, Eduardo tentou cruzar e a bola caiu em cima do goleiro, que se esticou para espalmar. A bola ainda tocou no travessão.

Aos cinco minutos foi a vez de Luciano Santos mandou de longe e acertar a trave. Três minutos depois, Fabinho chutou forte e Douglas defendeu de novo. O Fortaleza, sem força para alimentar os atacantes Nicácio e Luiz Carlos, apenas ameaçou aos 25 minutos, num contragolpe com Marcelo Nicácio que chutou para fora.

O Guarani continuou em cima. Aos 26 minutos, Luciano Santos respondeu ao chutear de longe e exigir outra boa defesa de Douglas. O gol saiu somente aconteceu aos 32 minutos. O lateral Eduardo deu um estourão para frente e a bola acabou nos pés de Ricardo Xavier, já dentro da grande área. Enquanto a defesa pedia impedimento, o atacante driblou o goleiro e bateu de perna esquerda para as redes.

Gols rápidos

No começo do segundo tempo, pouco mudou. Até os 12 minutos, quando o Fortaleza aproveitou bem uma descida de Rogerinho pelo lado esquerdo. Ele fez o levantamento perfeito para a cabeçada de Luiz Carlos, dentro da pequena área. Tudo igual no placar.

Mas os cearenses não tiveram tempo de comemorar, porque poucos segundos após a saída de bola, Cléber Goiano tabelou com Fabinho e apareceu na frente do goleiro Douglas para bater colocado no canto esquerdo. O Guarani estava de novo na frente, agora por 2 a 1.

O Fortaleza não teve forças para buscar o empate, enquanto o Guarani “cozinhou” o jogo à espera de um contragolpe fatal. Sem chance disso, o time campineiro segurou a justa vitória.

Próximos Jogos

No final de semana, pela 21.ª rodada, o Guarani vai enfrentar o América-RN, sábado, às 16h10, em Natal. Antes disso, na sexta-feira à noite, o Fortaleza recebe a Portuguesa.

Ficha Técnica

Guarani 2 x 1 Fortaleza

Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).
Renda: R$ 32.655,00
Público: 3.314 pagantes.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Cartões amarelos: Cléber Goiano, Glauber, Luciano Santos, Eduardo e Mário Lúcio (Guarani). Guto, Cristian e Luiz Carlos (Fortaleza).
Gols: Ricardo Xavier, aos 32'/1T e Cléber Goiano, aos 13'/2T (Guarani). Luiz Carlos, aos 12'/2T (Fortaleza).

Guarani
Douglas; Maranhão, Dão, Márcio Alemão e Eduardo (Andrezinho); Luciano Santos (Nunes), Glauber, Cléber Goiano e Walter Minhoca (Mário Lúcio); Fabinho e Ricardo Xavier.
Técnico: Vadão.

Fortaleza
Douglas; Coutinho, Gilmak, Edson e Guto (Jailson); Júlio (Élvis), Kiko (Eusébio), Cristian e Rogerinho; Marcelo Nicácio e Luiz Carlos. Técnico: Márcio Fernandes.