Absorver 6.993 alunos do Ensino Médio de 19 municípios alagoanos. Este foi o principal objetivo de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), com a participação de representantes dos municípios e do superintendente de Gestão da Educação da Educação Básica da SEE, Neilton Nunes. O assunto volta a ser discutido com cada um dos gestores dos municípios envolvidos no período de 2 a 4 de sertembro.

Durante encontro com os gestores dos municípios alagoanos, realizado em Maceió, o secretário Rogério Teófilo destacou que o Estado tem interesse em absorver os alunos do Ensino Médio que estão sendo atendidos pelos municípios de Belém, Cacimbinhas, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Igaci, Inhapi, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Minador do Negrão, Canapi, Junqueiro, Olho D’água do Casado, Campo Alegre, Messias, São Miguel dos Campos, Traipu, Carneiros e Belo Monte. “Queremos absorvê-los já a partir deste ano. Temos que fazer isto até o dia 31 deste mês”, informou o secretário.

Segundo o superintendente de Gestão da Educação Básica da SEE, a secretaria está trabalhando, a partir do regime de colaboração entre Estado e municípios, para garantir a transferência. “O nosso objetivo é propiciar e regulamentar o estabelecimento de relações de cooperação, colaboração e assistência entre o Estado e os municípios, no sentido de ampliar o acesso à educação básica e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, reverter os atuais índices educacionais de Alagoas”, garante.

“Queremos absorver os alunos do Ensino Médio desses municípios, uma vez que eles não recebem recursos pelas matrículas dos alunos que estão matriculados nessa modalidade de ensino. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ou seja, a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é obrigação do Estado absorver os alunos deste segmento educacional. Portanto, vamos trabalhar através da gestão compartilhada. Iremos fazer a divisão de ônus e bônus. Trabalharemos através da parceria e da cooperação”, explicou o superintendente.

No período de 2 a 4 de setembro, as superintendências de Gestão da Educação Básica (Sugeb) e de Gerenciamento Institucional (SGI) estarão recebendo, individualmente, os secretários municipais de Educação de cada uma dessas 19 cidades, acompanhados dos responsáveis pela Coordenadoria de Ensino (CE) de cada região para trabalhar as questões pertinentes a estes municípios.