O secretário da Saúde, Herbert Motta, recebeu nesta terça-feira (25) o diploma de Amigo do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca durante as comemorações do Dia do Soldado, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. A homenagem é pela colaboração da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nas atividades da instituição.

 

Na ocasião, também foram homenageados o governador em exercício, José Wanderley Neto; o prefeito de Maceió, Cícero Almeida; a presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Elisabeth Carvalho; secretários estaduais, municipais, dentre outros.

 

Motta agradeceu pelo reconhecimento das ações da Sesau e destacou que a parceria do Exército tem sido fundamental para sensibilizar à população civil organizada nas atividades de prevenção e promoção da saúde. “Não podemos deixar de lembrar o apoio do 59º Batalhão na luta contra a dengue; a redução dos casos foi reflexo desse trabalho integrado que desenvolvemos”, lembrou.

 

O comandante do 59º Batalhão, Cristiano Pinto Sampaio, informou que a finalidade do evento foi comemorar o nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. “Esse dia é lembrado em todo o País, porque graças ao Duque de Caxias foi possível o monitoramento das fronteiras e a proteção do território nacional”.

 

Dia do Soldado - O dia 25 de agosto foi designado Dia do Soldado porque nesta data, em 1803, nascia na cidade de Estrela, no Rio de Janeiro, Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias. Descendente de uma família de militares, desde os cinco anos de idade ele se enveredou na carreira de seus ancestrais. Junto com seu pai, frequentava o expediente no quartel do 20º Batalhão dos Sapadores Reais. Aos nove anos ingressou no Colégio Militar e aos 15 na Academia Militar, sempre alcançando o primeiro lugar.