Os Alagoanos terão a oportunidade de conferir neste sábado, 08 de março, o musical “ O Corcunda de Notre Dame”, em única apresentação, às 17h, no Teatro Gustavo Leite no Centro de Convenções, no Bairro Jaraguá, em Maceió.


 A peça, que reúne 23 atores-bailarinos que cantam ao vivo, foi encenada pela Companhia das Artes Tetê Nahas, liderada pela atriz e bailarina sergipana homônima, mais conhecida em Alagoas por sua participação no Grupo Teatral Imbuaça, também sediado em Sergipe.Agora, com o próprio grupo de teatro, Tetê Nahas, que também já ministrou aulas de teatro no curso de extensão da UFAL nos anos 90, promete muita emoção, risos e belas canções aos alagoanos: “Estou muito feliz em começar minha turnê nacional justamente por aqui, onde sempre fui muito bem recebida e tenho muitos amigos artistas, de vários grupos”.


A turnê, que foi um projeto contemplado pelo Prêmio Miryam Muniz da Funarte, do Ministério da Cultura, começará em Maceió e seguirá pelas capitais nordestinas e algumas no Sudeste e Sul. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Gustavo Leite a partir de quinta, dia 06/03.  Outras informações podem ser obtidas pelo (79) 9951 0215 / (82) 8820-0677.

 

O espetáculo

 

“O Corcunda de Notre Dame”, musical adaptado do texto de Victor Hugo, é uma aventura que fala de amor, amizade e respeito, além de preconceitos existentes na sociedade. São 23 atores, que além do texto, cantam belas canções (ao vivo) e executam coreografias. Em Paris, durante a Idade Média, viveu Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado, desde a infância, nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo, e seu fiel ajudante, Febo. “Nossa proposta é unir teatro, dança e música numa só pulsação. A montagem do Corcunda promete momentos de aventura, riso e lágrimas. Não podemos parar de discutir aquilo que está calado. Vim e estou querendo burlar, mexer... estou querendo discutir da melhor forma, discutir com arte, levando o debate com muita alegria aquilo que o mundo precisa ver, reconhecer e acreditar”, explicou Tetê Nahas.

 

 

A Diretora

 

Tetê Nahas, ou Valdelice de Matos Santos, é atriz e bailarina desde os 5 anos de idade. Professora de Teatro formada pela Universidade Federal de Sergipe. Ainda pequena, participou do Grupo Check Up, nos anos 70 e 80, onde aprendeu tudo com o mestre já falecido Bosco Scaffs. Foi uma das fundadoras do Grupo Imagem, fundado em 1984, idealizado por Cícero Alberto. Integrou o grupo Asas de Teatro, do Diretor Baiano Paulo Barros. Como bailarina, sua grande paixão artística, integrou o Balé Municipal de Aracaju, o Grupo Raça Real, fez aulas na academia de Iracema Maynard e outros grupos. Foi cantora da Banda Zé Iedo e Backing Vocal de Tonho Baixinho. Integrou por 17 anos o grupo teatral Imbuaça, sua história mais longa e dedicada ao teatro de rua e através desta experiência, conheceu vários Estados e países e teve atuações de destaque de publico e critica, a exemplo de Além da Linha D’água, onde contracenou com Marília Pêra e foi dirigida por Ivaldo Bertazzo. Também é professora de teatro e dança, coreógrafa e diretora de teatro, tendo se destacado nos últimos anos com produções  que reunia elencos de centenas de alunos atores, no caso, a Paixão de Cristo da Serra do Machado, os musicais "Saltimbancos", "O Mágico de Oz", "O caminho para Eldorado" e "O corcunda de Notre Dame". Tetê Nahas é popularmente conhecida pela personagem Urânia, que integrava o elenco da peça “ Antônio Meu Santo” do Grupo Imbuaça, mas que todos os anos , desde 2003 faz participações especiais no quadro São João da Gente, exibido no mês de Junho na TV Sergipe e apresentado por Pierre Feitosa com produção de Fernando Petrônio. Ainda em televisão Tetê participou da minissérie Tereza Batista e no cinema do filme “ Orquestra dos Meninos”. Em 2012, lançou a Companhia das Artes Tetê Nahas, cuja proposta é fazer espetáculos musicais, tendo estreado no mês de dezembro o musical " O Corcunda de Notre Dame", dirigido  e protagonizado pela própria.

 

Ficha Técnica:

 

O CORCUNDA DE NOTRE DAME

 

HISTÓRIA ORIGINAL: VICTOR HUGO

 

MÚSICA: ALAN MENKEN

 

ADAPTAÇÃO DO ROTEIRO PARA O TEATRO: TETÊ NAHAS

 

DIREÇÃO GERAL E COREOGRAFIAS: TETÊ NAHAS

 

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: PEDRO CARREGOSA

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA: DIOGO TELES, ELISANGELA SANTANA, FLÁVIA COSTA,                              LENI PEREIRA                                               

 

ILUMINAÇÃO: SERGIO ROBSON

 

SONOPLASTIA: CRISTIANO ANDRADE- NEGÃO

 

CONCEPÇÃO DE MAQUIAGEM: ROBERTO LAPLAGNE

 

FIGURINOS: CARLOS SANTOS

 

COORDENAÇÃO DE FIGURINOS: GISELDA GONÇALVES

 

EXECUÇÃO DOS FIGURINOS: CIDA ALVES, VALDOMIRA CRUZ, GENILDA IDALINA

 

PROJETO GRÁFICO E EDIÇÃO DE IMAGENS:PAULO TIM TIM

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA NACIONAL: PEDRO CARREGOSA

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA EM MACEIÓ: FÁBIO ATUAL (82) 8170.2715

                                                 

ELENCO

 

QUASÍMODO- TETÊ NAHAS

ESMERALDA- FRANCIANE MELO

FHEBO- iGOR GOIS

FROLLO- DIOGO TELES

COPLAN- ESTEVÃO ANDRANTOS

ARCEDIAGO- PEDRO CARREGOSA

DJALI - PAULLA FRANSINETTE

LA VERNE – ELISANGELA SANTANA

VICTOR- ANDRÉ ARAGÃO

HUGO – ALLEANDRO MENDES

GUARDA 1 – JOHNANTAN RESENDE

GUARDA 2-  TIAGO CARVALHO

MÃE DE QUASÍMODO/ CAMPONESA- EDÊNIA GÓIS

CIGANA - KARINE DANTAS

CIGANA - FLÁVIA COSTA

CIGANO - MAMUTE TEXEIRA

CAMPONESA-  REGI GODIM

CAMPONESA- LIGIA OLIVEIRA

E AS CRIANÇAS:

CIGANO- JONAS HENRIQUE

PEQUENO CAMPONÊS: SÁVIO GÓES.    

JOVEM CAMPONESA: MARIA DAS DORES