Prévia carnavalesca reúne 90 blocos e anima ruas do Jaraguá

  • Milena Monteiro-Colaboradora
  • 21/02/2014 19:25
  • Cultura
Cadaminuto

Considerada a maior prévia carnavalesca do nordeste, o “Jaraguá folia” reuniu centenas de pessoas no bairro do Jaraguá. Adultos e crianças saíram das suas casas e animaram as ruas da cidade, que ficaram mais coloridas na noite desta sexta-feira (21).

O Jaraguá Folia surgiu em 2001 com o objetivo de divulgar as atividades culturais presentes no bairro e em toda a cidade. O evento já está na 14ª edição e, este ano, teve 90 bloco inscritos. O evento é composto por pequenos blocos, formados por: empresas, sindicatos, órgãos públicos, grupos de amigos, partidos políticos, clubes de futebol, escolas e faculdades. A concentração foi na Praça Sinimbu, no centro e seguiu pelas ruas, até a Praça Dois Leões, no Jaraguá. Um percurso de, aproximadamente, 2km.

De acordo com a organização do evento, o objetivo Jaraguá Folia é promover festa e animação, independente de gostos, priorizando a cultura e o talento regional.

Cristina Nascimento, de 52 anos é funcionária pública e participa do evento há 10 anos. Ela garante que aguenta o pique e pretende ir a todas as edições posteriores. “Enquanto houver o Jaraguá Folia, eu estarei aqui. É uma festa sadia, a gente não vê violência, só animação, como era antigamente” declara.

A criatividade também esteve presente nas fantasias dos foliões. Alguns abandonaram os já conhecidos abadás e se caracterizam de personagens para curtir a noite.

Todos os públicos

Este ano, o rock e o maracatu também embalaram os foliões, que preferiram fugir das clássicas marchinhas. Os palcos foram montados nas praças Sinimbu, com maracatu do Coletivo Afro Caeté e na Praça Marcílio Dias, com diversas bandas de Rock do Grito Rock. O palco central multicultural, localizado atrás do mercado do Jaraguá continua com orquestras que animam os foliões com as famosas marchinhas de carnaval. Já na Praça dois Leões, os participantes assistiram a shows de Arrocha.

Gabriela Lima, de 22 anos, é estudante e aprovou a iniciativa que garantiu a diversão de várias tribos. “Acho que o carnaval está parando de se limitar a um gênero musical e isso é bom, abrange um público maior” afirma.

Folia continua

Amanhã as prévias carnavalescas seguem com o desfile do tradicional bloco, o Pinto da Madrugada na Pajuçara, que terá a participação Galo da Madrugada, de Recife-PE. Já a tarde, a animação é por conta do bloco "Pecinhas de Maceió", que sairá da praia Sete Coqueiros.