Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) convida todos os grupos representativos da cultura afrobrasileira, bem como os representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, para apresentarem suas propostas de participação no Saurê Palmares, evento que celebrará o Mês da Consciência Negra em Maceió. As atividades acontecerão durante os dias 08 e 09 de novembro, na Praça dos Palmares, no Centro.

Os interessados deverão apresentar suas sugestões na próxima quarta-feira (09), às 9h, durante reunião no auditório da FMAC, na Avenida da Paz, número 900, em Jaraguá.

A ideia é que o evento seja composto por uma programação diversificada contemplando o comércio de produtos artesanais e comidas típicas, exposições, desfiles, rodas de capoeira e apresentações culturais diversas contemplando dança, cortejos e atrações musicais.

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra por ser o mês que guarda o Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de novembro. É quando o Brasil é uníssono na exaltação da sua origem africana e na luta pela liberdade religiosa e cultural dos afrobrasileiros.

Durante esse período, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na zona da mata alagoana, recebe milhares de pessoas para celebrar a memória e as lutas permanentes do povo afrobrasileiro, no local onde escravos negros rebelados fundaram a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.