A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realiza no dia 17 de outubro, às 19h, a primeira audiência pública do Conselho Municipal de Políticas Culturais, na Casa da Indústria, no bairro do Farol. A iniciativa é inédita e registra o empenho da Prefeitura em estimular a criação de espaços de debate sobre o financiamento à cultura alagoana, em suas variadas manifestações artísticas. Toda a comunidade cultural e os maceioenses estão convidados para participar dos diálogos.

“O Conselho Municipal de Cultura estava desativado desde 2007. Agora, com a gestão do prefeito Rui Palmeira e a nova administração da Fmac, serão revistos a Lei de Incentivo e o Fundo Municipal de Cultura. É um momento histórico para Maceió, pois o movimento para o debate teve origem nos agentes culturais e a Prefeitura prontamente se dispôs para o debate”, detalhou o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Marcos Sampaio.

Ainda segundo Sampaio, na audiência será feita a leitura dos textos legais referentes à Lei de Incentivo e ao Fundo Municipal de Cultura e, em seguida, apresentadas as propostas elaboradas pela Fundação. “Dessa forma, vamos alinhar as proposições da Fmac com as sugestões que serão levantadas pela comunidade cultural”, disse.

Conforme revelou o diretor, as sugestões serão analisadas pelo Conselho para que, após a audiência, sigam para o prefeito Rui Palmeira. Depois da apreciação do prefeito, o documento, que contém as alterações e novo texto para o financiamento cultural, passará por análise na Câmara Municipal de Maceió, que por sua vez, ao término da revisão e avaliação, reencaminha o documento para sanção.

“Com esta ação pretendemos fortalecer diante à população e aos tantos alagoanos que têm a cultura como referencial que a Prefeitura é sensível aos custos necessários para a manifestação artística local”, afirmou Sampaio.

Serviço:

O quê: Audiência Pública do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Onde: Casa da Indústria Napoleão Barbosa, Avenida Fernandes Lima, 385

Quando: 17 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Secom Maceió