Divulgação

Com o objetivo de promover o bem-estar de crianças hospitalizadas e cultivar a humanização das práticas de saúde, o projeto Sorriso de Plantão promove no próximo sábado, 12, das 14h às 18h, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças em três hospitais na capital alagoana: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA).

Para realizar a ação, porém, alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), integrantes do projeto, contam com a colaboração de toda a sociedade em forma de doações de brinquedos, decoração para festas, doces e outras guloseimas.

Tais doações podem ser feitas até o dia 11 e devem ser entregues aos alunos Jéssica Nunes (9º período) e Flávio Kummer (3º período) da Faculdade de Direito (FDA) ou ainda, para a estudante da Faculdade de Medicina (Famed), Mirelle Santos (8º período). Para obter mais informações, entre em contato com eles, por meio dos telefones 9981-3345 (Mirelle), 8164-4663 (Flávio) ou 9302-3526 (Jéssica).

O projeto

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão da Ufal em parceria com a Uncisal em que os alunos e profissionais buscam amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram enfermos nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) e Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA). Atuando desde o ano de 2002, o grupo realiza suas atividades todos os sábados.

Os integrantes se caracterizam de palhaços doutores e utilizando a arte do clown, ludoterapia, musicoterapia, estimulação à leitura e contação de estórias oferecem injeções de ânimo e doses de bom humor aos pacientes visitados. A atividade é aberta à visitação para conhecimento do trabalho. Os interessados devem agendar com antecedência de uma semana diretamente com a coordenação ou monitores do projeto.