A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) será vendida até 2010. Segundo informações do site Relatório Reservado, a Eletrobrás já está se preparando para a venda da Ceal e de mais cinco distribuidoras de energia, a Manaus Energia, Boa Vista Energia (Roraima), Cepisa (Piauí) e Eltroacre e Ceron (Rondônia).

Há dois anos, tanto a Ceal quanto as outras empresas tiveram prejuízos estimados em aproximadamente R$ 1 bilhão. No ano passado, a situação começou a melhorar e a expectativa é que ainda esse ano, antes da venda, os resultados positivos comecem a aparecer. O otimismo para 2009 tem como principal motivo a redução de custos com a aquisição de equipamentos, o que aconteceu também na contratação de serviços.

Com as mudanças e estruturação das distribuidoras, a Eletrobrás começará a negociá-las. Ainda segundo o site Relatório Reservado, grandes grupos privados já mostraram interesse na aquisição das empresas. A Eletrobrás tem como intenção criar uma holding e dividir a venda das distribuidoras em duas “etapas”. Inicialmente, a Eletrobrás terá ainda uma participação na companhia que irá administrar as distribuidoras, depois, sairá do negócio.