A Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab) está promovendo desde a semana passada mais um curso de informática voltado para os permissionários vinculados à secretaria e seus familiares. A capacitação está acontecendo, de segunda a sábado, na sede administrativa do Mercado do Artesanato (Levada), e as aulas estão sendo ministradas por técnicos do Departamento de Informática do órgão.

Para o curso está sendo ofertado um total de 360 vagas, distribuídas em 18 turmas. A capacitação terá duração de três meses, e as aulas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. São seis turmas às segundas e quartas-feiras, seis às terças e quintas, quatro às sextas e duas aos sábados. Cada turma tem 20 alunos e o curso oferece noções básicas do Windows XP, além de formação em Word, Excel e Internet. Estão sendo utilizados dez computadores.

Para o secretário municipal de Abastecimento, Carlos Ronalsa, a iniciativa valoriza o permissionário e proporciona uma melhoria da qualidade de vida através do conhecimento que é aprendido. “A capacitação em informática é uma iniciativa vitoriosa da Semab que começou em 2006 e que já repercutiu positivamente na vida de muitos feirantes, camelôs e comerciantes do mercado”, analisou.

ARTESANATO

Desde março, a Semab está realizando o curso de filé, também voltado para permissionários. A capacitação, que ensina técnicas do artesanato típico do Pontal da Barra, está acontecendo na sede administrativa do Mercado de Artesanato e conta com 48 participantes distribuídos em quatro grupos. As turmas A e B estão sendo capacitadas nos meses de março e abril e as turmas C e D participarão dos módulos previstos para maio e junho.

As aulas são ministradas por uma professora de artesanato do Pontal, de segunda a sexta-feira, sempre no período da manhã.