Para discutir e disseminar conhecimentos no âmbito da Administração Pública estadual e municipal e capacitar servidores e contabilistas para o uso dos instrumentos de planejamento, gestão orçamentária, financeira e contabilidade pública o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o Tribunal de Contas de Alagoas – TCE/AL promovem entre os dias 24 e 28 de agosto, em Maceió, o curso “Capacitação em Contabilidade e Lei de Responsabilidade Fiscal para Estados e Municípios”. O evento também tem o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Ministério do Planejamento.

O treinamento, que contará com 21 oficinas, faz parte do processo de modernização do TCE/AL que vem sendo desenvolvido em parceria com o Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios – Promoex. Segundo o conselheiro e vice-presidente do TCE/AL, Otávio Lessa de Geraldo Santos, o curso está entre os maiores já realizados pelo Tribunal e tem o objetivo de levar informações de extrema relevância aos profissionais. “O TCE, por cuidar da prestação de contas de todo o erário público, avaliou que esta é a melhor forma de capacitar e atualizar servidores e contabilista”, informa. Entre os temas abordados nos cinco dias de curso estará a convergência das normas contábeis aos padrões internacionais que entrará em vigor em 2010.

Para  Maria Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, a Entidade tem como prioridade investir em educação continuada e preparar os mais de 400 mil profissionais brasileiros para o pleno exercício da profissão, dando enfoque especial a temas tão importantes como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a adequação das normas brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, que aliás  é um dos grandes desafios do momento  para a Classe Contábil. " É preciso estarmos alinhados  com as grandes transformações pelas quais passa a  nossa sociedade e, por isso, a importância deste evento em Alagoas, que unirá contabilistas e servidores públicos" enfatiza a presidente do CFC.

 O encontro é destinado aos servidores dos 102 municípios de Alagoas, assim como aos contabilistas registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas e deverá reunir aproximadamente 600 pessoas, cuja sessão de abertura será no Centro de Convenções e as aulas no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), campus Cruz das Almas, em Maceió. As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.cfc.org.br. Mais informações pelo e-mail institucional@cfc.org.br.